sicnot

Perfil

Mundo

Estados Unidos e Rússia realizam hoje terceiro encontro sobre Síria

Os Estados Unidos e a Rússia retomam hoje os contactos militares para evitar colisões involuntárias na Síria, onde ambos os países estão a realizar bombardeamentos, informou o Pentágono.

© Kevin Lamarque / Reuters

O porta-voz do Pentágono, Peter Cook, afirmou, em comunicado, que "funcionários da Defesa vão realizar a sua terceira vídeo-conferência com funcionários do ministério da Defesa russo".

"O enfoque das conversações vão ser protocolos específicos para os pilotos que voam sobre a Síria", explicou Cook, acrescentando que ainda não foi determinado o procedimento a seguir.

No passado fim de semana, Washington e Moscovo realizaram um segundo encontro para determinar que procedimentos ou frequências de rádio devem ser usados para evitar mal entendidos e possíveis colisões não desejadas sobre o espaço aéreo sírio.

Os Estados Unidos lideram há mais de um ano a coligação internacional para bombardear posições do grupo extremista Estado Islâmico, que se aproveitou do vazio de poder na Síria para ocupar grandes extensões do território do país e no vizinho Iraque.

A Rússia começou recentemente a bombardear posições na Síria do Estado Islâmico e de outras forças opositoras ao regime de Bashar al Assad, Presidente da Síria.

Lusa

  • Mário Centeno lidera hoje a primeira reunião do Eurogrupo
    1:56
  • Eleição de Rio "embaraça" PCP e BE
    0:34

    Opinião

    Luís Marques Mendes considera que a eleição de Rui Rio veio criar embaraço ao PCP e Bloco de Esquerda. O comentador da SIC considera que a promessa de que venha a haver pactos de regime entre PS e PSD é motivo de preocupação para os parceiros do Governo.

  • Quem são os arguidos da operação Fizz
    2:29

    País

    É já considerado o julgamento do ano da justiça portuguesa e o caso que está a abalar as relações entre Portugal e Angola. O processo da operação Fizz tem quatro arguidos, mas um deles, já é certo, não irá sentar-se esta segunda-feira no banco dos réus.

  • Que shutdown é este que paralisou os EUA?
    2:27
  • Casal que mantinha filhos acorrentados queria participar num reality show
    3:15
  • Quase 100 atletas testemunharam contra médico Larry Nassar
    1:38

    Desporto

    Quase 100 atletas e antigas ginastas da seleção dos Estados Unidos da América confrontaram esta semana, em tribunal, o médico Larry Nassar, acusado de assédio sexual. Em dezembro, o clínico foi condenado a 60 anos de prisão por um tribunal do Michigan, por posse de pornografia infantil.