sicnot

Perfil

Mundo

Estados Unidos e Rússia realizam hoje terceiro encontro sobre Síria

Os Estados Unidos e a Rússia retomam hoje os contactos militares para evitar colisões involuntárias na Síria, onde ambos os países estão a realizar bombardeamentos, informou o Pentágono.

© Kevin Lamarque / Reuters

O porta-voz do Pentágono, Peter Cook, afirmou, em comunicado, que "funcionários da Defesa vão realizar a sua terceira vídeo-conferência com funcionários do ministério da Defesa russo".

"O enfoque das conversações vão ser protocolos específicos para os pilotos que voam sobre a Síria", explicou Cook, acrescentando que ainda não foi determinado o procedimento a seguir.

No passado fim de semana, Washington e Moscovo realizaram um segundo encontro para determinar que procedimentos ou frequências de rádio devem ser usados para evitar mal entendidos e possíveis colisões não desejadas sobre o espaço aéreo sírio.

Os Estados Unidos lideram há mais de um ano a coligação internacional para bombardear posições do grupo extremista Estado Islâmico, que se aproveitou do vazio de poder na Síria para ocupar grandes extensões do território do país e no vizinho Iraque.

A Rússia começou recentemente a bombardear posições na Síria do Estado Islâmico e de outras forças opositoras ao regime de Bashar al Assad, Presidente da Síria.

Lusa

  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Costa confiante no crescimento da economia e das exportações
    1:09

    Economia

    O primeiro-ministro manifestou confiança no crescimento da economia e das exportações. À margem da cerimónia dos 25 anos da Auto Europa em Portugal, António Costa deu vários exemplos de investimento estrangeiro, feito nas últimas semanas no país, e disse que os dados económicos recentes são positivos.

  • Turista italiano assassinado em favela do Rio de Janeiro
    1:01

    Mundo

    Um turista italiano de 52 anos foi assassinado numa favela do Rio de Janeiro, no Brasil, enquanto viajava com um amigo. Após várias horas com o gangue autor do crime, o amigo que se encontrava com a vítima acabou por ser libertado.

  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47