sicnot

Perfil

Mundo

Dois novos suspeitos líbios identificados no caso do atentado de Lockerbie

Dois novos suspeitos, de nacionalidade líbia, foram identificados no caso do atentado contra um avião da companhia norte-americana Pan Am que caiu em Lockerbie, na Escócia, em 1988, causando 270 mortos, anunciou hoje a justiça britânica.

Reuters/Arquivo

Reuters/Arquivo

© Russell Cheyne / Reuters

Os "dois indivíduos são suspeitos de envolvimento no atentado, como Abdelbaset al-Megrahi", informou o Serviço do Procurador da Coroa escocês em comunicado.

Megrahi, único condenado neste caso, em 2001, morreu em maio de 2012 na Líbia, depois de ter sido libertado pelo governo escocês três anos antes devido a razões de saúde.

O principal procurador da Escócia mandou hoje uma carta ao procurador-geral líbio em Tripoli, onde identifica os suspeitos e pede colaboração.

A Líbia admitiu responsabilidade pelo atentado em 2003 e o regime de Muammar Kadhafi pagou 2,7 mil milhões de dólares (2,4 mil milhões de euros) em compensações às famílias das vítimas, entre um conjunto de medidas visando uma aproximação ao Ocidente.

Desde a queda do regime de Kadhafi em 2011, detetives britânicos e norte-americanos têm viajado para a Líbia para tentarem identificar outros responsáveis pelo crime.

Lusa

  • Captura ilegal de cavalos-marinhos na Ria Formosa
    3:02

    País

    Há cada vez menos cavalos marinhos na Ria Formosa. Cientistas da Universidade do Algarve dizem que a maior população desta espécie no mundo, que é a que existe na Ria Formosa, está ameaçada devido à captura ilegal para o mercado asiático. Dizem que, se nada for feito para travar este fenómeno, esta espécie protegida pode desaparecer em poucos anos.