sicnot

Perfil

Mundo

Dois novos suspeitos líbios identificados no caso do atentado de Lockerbie

Dois novos suspeitos, de nacionalidade líbia, foram identificados no caso do atentado contra um avião da companhia norte-americana Pan Am que caiu em Lockerbie, na Escócia, em 1988, causando 270 mortos, anunciou hoje a justiça britânica.

Reuters/Arquivo

Reuters/Arquivo

© Russell Cheyne / Reuters

Os "dois indivíduos são suspeitos de envolvimento no atentado, como Abdelbaset al-Megrahi", informou o Serviço do Procurador da Coroa escocês em comunicado.

Megrahi, único condenado neste caso, em 2001, morreu em maio de 2012 na Líbia, depois de ter sido libertado pelo governo escocês três anos antes devido a razões de saúde.

O principal procurador da Escócia mandou hoje uma carta ao procurador-geral líbio em Tripoli, onde identifica os suspeitos e pede colaboração.

A Líbia admitiu responsabilidade pelo atentado em 2003 e o regime de Muammar Kadhafi pagou 2,7 mil milhões de dólares (2,4 mil milhões de euros) em compensações às famílias das vítimas, entre um conjunto de medidas visando uma aproximação ao Ocidente.

Desde a queda do regime de Kadhafi em 2011, detetives britânicos e norte-americanos têm viajado para a Líbia para tentarem identificar outros responsáveis pelo crime.

Lusa

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.