sicnot

Perfil

Mundo

Dois novos suspeitos líbios identificados no caso do atentado de Lockerbie

Dois novos suspeitos, de nacionalidade líbia, foram identificados no caso do atentado contra um avião da companhia norte-americana Pan Am que caiu em Lockerbie, na Escócia, em 1988, causando 270 mortos, anunciou hoje a justiça britânica.

Reuters/Arquivo

Reuters/Arquivo

© Russell Cheyne / Reuters

Os "dois indivíduos são suspeitos de envolvimento no atentado, como Abdelbaset al-Megrahi", informou o Serviço do Procurador da Coroa escocês em comunicado.

Megrahi, único condenado neste caso, em 2001, morreu em maio de 2012 na Líbia, depois de ter sido libertado pelo governo escocês três anos antes devido a razões de saúde.

O principal procurador da Escócia mandou hoje uma carta ao procurador-geral líbio em Tripoli, onde identifica os suspeitos e pede colaboração.

A Líbia admitiu responsabilidade pelo atentado em 2003 e o regime de Muammar Kadhafi pagou 2,7 mil milhões de dólares (2,4 mil milhões de euros) em compensações às famílias das vítimas, entre um conjunto de medidas visando uma aproximação ao Ocidente.

Desde a queda do regime de Kadhafi em 2011, detetives britânicos e norte-americanos têm viajado para a Líbia para tentarem identificar outros responsáveis pelo crime.

Lusa

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

  • Monumentos de 7 mil cidades às escuras por 1 hora
    2:51