sicnot

Perfil

Mundo

"El Chapo" fica ferido em operação mas escapa

O governo do México comunicou hoje que o narcotraficante Joaquín "El Chapo" Guzmán Loera ficou ferido durante uma operação das forças de segurança tendo conseguido escapar novamente.

© Edgard Garrido / Reuters


"El Chapo", o homem mais procurado do México, evadido da prisão no dia 11 de julho, terá ficado ferido "numa perna e no rosto" durante a última ação das autoridades que envolveram as Forças Armadas.

De acordo com um comunicado do Gabinete de Segurança, a recente ação das forças de segurança -- na tentativa de capturar o narcotraficante -- terá ocorrido, "recentemente", no nordeste do país.

"Na sequência da troca de informações entre várias agências internacionais de serviços secretos, realizaram-se operações em todo o país", refere o comunicado acrescentando que a ação se focalizou no nordeste do México.

"Recentemente, o fugitivo conseguiu escapar de forma precipitada o que, segundo as informações, lhe terá provocado lesões numa perna e no rosto", sublinha o documento.

Os ferimentos "não resultaram de um confronto direto", especifica o Gabinete de Segurança que continua "empenhado em capturar o delinquente".

Na quarta-feira, o governador do Estado de Sinaloa, Mário López Valdez, confirmou que forças militares se encontravam na zona com o objetivo de capturar "El Chapo".

As operações militares na região montanhosa de Sinaloa e os confrontos com grupos organizados de narcotraficantes e "delinquentes" armados já provocaram a fuga de centenas de habitantes que se encontram atualmente deslocados na cidade de Cosalá.

"El Chapo" evadiu-se da prisão de alta segurança de Altiplano, no município de Almoloya, Juaréz, através de um túnel com mais de um quilómetro que ligava a cela onde se encontrava detido e uma casa em construção localizada no exterior do estabelecimento prisional.

Lusa

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Governo promete melhorar condições de 26 mil famílias
    1:23

    País

    O ministro do Ambiente explicou esta terça-feira, no Parlamento, as novas medidas para a habitação: reduzir os impostos para arrendamentos longos, melhorar as condições de 26 mil famílias e introduzir o arrendamento vitalício para maiores de 65 anos. Este é um investimento que vai chegar aos 1700 milhões de euros.

  • Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
    1:31
  • Peixe-galo e batatas rosti, qual o cardápio do encontro entre os líderes das Coreias?

    Mundo

    O menu do encontro entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, já foi dado a conhecer esta terça-feira. Através do site oficial do Governo, Seul anunciou um cardápio com vários pratos típicos da Península da Coreia, como dumplings ao vapor, arroz cultivado na Coreia, carne grelhada, salada fria com polvo, peixe-galo, batatas rosti e sopa fria.

    SIC

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17