sicnot

Perfil

Mundo

"El Chapo" fica ferido em operação mas escapa

O governo do México comunicou hoje que o narcotraficante Joaquín "El Chapo" Guzmán Loera ficou ferido durante uma operação das forças de segurança tendo conseguido escapar novamente.

© Edgard Garrido / Reuters


"El Chapo", o homem mais procurado do México, evadido da prisão no dia 11 de julho, terá ficado ferido "numa perna e no rosto" durante a última ação das autoridades que envolveram as Forças Armadas.

De acordo com um comunicado do Gabinete de Segurança, a recente ação das forças de segurança -- na tentativa de capturar o narcotraficante -- terá ocorrido, "recentemente", no nordeste do país.

"Na sequência da troca de informações entre várias agências internacionais de serviços secretos, realizaram-se operações em todo o país", refere o comunicado acrescentando que a ação se focalizou no nordeste do México.

"Recentemente, o fugitivo conseguiu escapar de forma precipitada o que, segundo as informações, lhe terá provocado lesões numa perna e no rosto", sublinha o documento.

Os ferimentos "não resultaram de um confronto direto", especifica o Gabinete de Segurança que continua "empenhado em capturar o delinquente".

Na quarta-feira, o governador do Estado de Sinaloa, Mário López Valdez, confirmou que forças militares se encontravam na zona com o objetivo de capturar "El Chapo".

As operações militares na região montanhosa de Sinaloa e os confrontos com grupos organizados de narcotraficantes e "delinquentes" armados já provocaram a fuga de centenas de habitantes que se encontram atualmente deslocados na cidade de Cosalá.

"El Chapo" evadiu-se da prisão de alta segurança de Altiplano, no município de Almoloya, Juaréz, através de um túnel com mais de um quilómetro que ligava a cela onde se encontrava detido e uma casa em construção localizada no exterior do estabelecimento prisional.

Lusa

  • Hoje joga Portugal (mas antes há um Uruguai-Rússia em direto na SIC)

    Mundial 2018 / O Mundial

    Começa a última jornada da fase de grupos do Mundial, com quatro jogos por dia. Às 15:00, numa partida transmitida em direto na SIC, a anfitriã Rússia e o Uruguai resolvem qual poderá ser o adversário de Portugal nos oitavos de final. Isto, dependendo claro da prestação da seleção nacional frente ao Irão, ao fim da tarde, uma vez que a qualificação não está garantida (e pode até depender do resultado do Espanha-Marrocos).

  • Erdogan vence eleições na Turquia que marcam a passagem para um regime presidencialista

    Mundo

    O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, obteve nas eleições de domingo mais que os 50% de votos necessários para ser eleito à primeira volta para um novo mandato presidencial com poderes reforçados, anunciaram hoje as autoridades eleitorais. Estas eleições são particularmente importantes porque representam a passagem do sistema parlamentar até agora em vigor para um regime presidencialista, que permitirá a Erdogan aumentar consideravelmente as suas prerrogativas.

  • Comandante da Proteção Civil confiante nos meios de combate aos incêndios
    1:56

    País

    Depois das falhas apontadas ao sistema de comunicações SIRESP durante os incêndios do ano passado, o cComandante operacional da Proteção Civil diz que não há meios de comunicação infalíveis. Duarte Costa acredita que este verão será mais calmo do que anterior e contabiliza já mais de 2000 incêndios desde maio que não foram notícia.

  • Líderes europeus assinalam progressos para alcançar acordo sobre migrações
    2:02