sicnot

Perfil

Mundo

"El Chapo" fica ferido em operação mas escapa

O governo do México comunicou hoje que o narcotraficante Joaquín "El Chapo" Guzmán Loera ficou ferido durante uma operação das forças de segurança tendo conseguido escapar novamente.

© Edgard Garrido / Reuters


"El Chapo", o homem mais procurado do México, evadido da prisão no dia 11 de julho, terá ficado ferido "numa perna e no rosto" durante a última ação das autoridades que envolveram as Forças Armadas.

De acordo com um comunicado do Gabinete de Segurança, a recente ação das forças de segurança -- na tentativa de capturar o narcotraficante -- terá ocorrido, "recentemente", no nordeste do país.

"Na sequência da troca de informações entre várias agências internacionais de serviços secretos, realizaram-se operações em todo o país", refere o comunicado acrescentando que a ação se focalizou no nordeste do México.

"Recentemente, o fugitivo conseguiu escapar de forma precipitada o que, segundo as informações, lhe terá provocado lesões numa perna e no rosto", sublinha o documento.

Os ferimentos "não resultaram de um confronto direto", especifica o Gabinete de Segurança que continua "empenhado em capturar o delinquente".

Na quarta-feira, o governador do Estado de Sinaloa, Mário López Valdez, confirmou que forças militares se encontravam na zona com o objetivo de capturar "El Chapo".

As operações militares na região montanhosa de Sinaloa e os confrontos com grupos organizados de narcotraficantes e "delinquentes" armados já provocaram a fuga de centenas de habitantes que se encontram atualmente deslocados na cidade de Cosalá.

"El Chapo" evadiu-se da prisão de alta segurança de Altiplano, no município de Almoloya, Juaréz, através de um túnel com mais de um quilómetro que ligava a cela onde se encontrava detido e uma casa em construção localizada no exterior do estabelecimento prisional.

Lusa

  • Presidente catalão garante ter plano de contingência
    2:14
  • "Não há um verdadeiro debate democrático em Espanha"
    2:24
    Quadratura do Círculo

    Quadratura do Círculo

    QUINTA-FEIRA 23:00

    No Quadratura do Círculo desta quinta-feira, José Pacheco Pereira disse que este braço de ferro em território espanhol reforça a linha autoritária que existe em Espanha. Jorge Coelho considera que é urgente recorrer à diplomacia para definir um caminho a médio ou a longo prazo. Já o gestor Manuel Queiró afirma que Portugal não deve encarar este referendo com condescendência. 

  • Subimos ao novo miradouro no pilar da Ponte 25 de Abril
    2:06
  • Uber perde licença para operar em Londres

    Economia

    O regulador de transporte de Londres decidiu hoje que vai retirar à Uber a licença para operar na capital britânica. A proibição entra em vigor no final deste mês e vai afetar 40 mil motoristas da empresa multinacional norte-americana.

  • 60 sobreviventes resgatados dos escombros no México
    1:21