sicnot

Perfil

Mundo

Brasileiro que morreu no voo Lisboa-Dublin tinha ingerido cápsulas de cocaína

O jovem de 24 anos que morreu no domingo no voo Lisboa-Dublin - que inicialmente se pensou ser português - foi vítima de overdose quando uma das cápsulas de cocaína que ingeriu rebentou no estômago, segundo a autópsia revelada pelo jornal Irish Times.

© Paul McErlane / Reuters

John Kennedy Santos Gurjão ingeriu 80 cápsulas com droga, cerca de 0,8 kg. De acordo com o jornal, as autoridades irlandesas estão ainda a fazer análises toxicológicas mas têm quase a certeza que se trata de cocaína o que, a confirmar-se, teria no seu organismo droga no valor de 56 mil euros.

Em conjunto com as autoridades portuguesas e brasileiras, a Gardaí, polícia irlandesa, está a tentar reconstituir as movimentações de John Gurjão, e determinar quando terá ingerido as cápsulas.

O voo EI 485 Lisboa-Dublin teve de ser desviado para Cork quando John Gurjão começou a ficar agitado. A tripulação teve de o algemar, ainda foi assistido por um médico e por uma enfermeira que estavam a bordo mas acabou por ficar inconsciente. Morreu já no aeroporto de Cork e foi depois levado para o Hospital da Universidade de Cork.

Um outro passageiro que foi ferido na mão, alegadamente mordido enquanto tentava segurar o jovem português, foi tratado no mesmo hospital.

Mulher investigada por suspeita de cumplicidade

Aparentemente John Gurjão viajava sozinho mas alguns passageiros referiram que o viram a falar com uma outra passageira, ainda no aeroporto de Lisboa. No aeroporto de Cork, quando a polícia irlandesa a questionou e revistou as malas, encontrou 1,8 kg de um pó branco.

A angolana, de 44 anos, com passaporte português e residência em Dublin, foi então detida ao abrigo da lei do tráfico de droga, por suspeita de transportar anfetaminas. As análises posteriores confirmaram o que a senhora alegava: que se tratava de bicarbonato de sódio.

Segunda-feira à noite a Gardaí ainda a interrogou para saber se tinha alguma ligação com John Gurjão e se sabia alguma coisa sobre as drogas que o brasileiro tentou fazer entrar na Irlanda.

  • Marcelo lembra as consequências da demissão de Vítor Gaspar
    1:06

    Caso CGD

    O Presidente da República reitera que o assunto Caixa Geral de Depósitos está fechado. Em entrevista à TVI, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou esta segunda-feira as consequências que a demissão de Vítor Gaspar, ministro das Finanças em 2013, provocou no sistema financeiro para justificar o facto de ter intervindo na polémica com as SMS trocadas entre Mário Centeno e António Domingues.

  • PSD e CDS admitem chamar António Costa à nova Comissão de Inquérito à CGD
    2:37

    Caso CGD

    PSD e CDS admitem chamar o primeiro-ministro à nova Comissão de Inquérito à CGD. Apesar de ser uma hipótese, a SIC sabe que os dois partidos ainda estão a definir o objeto do inquérito e, por isso, afirmam que é prematuro falar sobre eventuais audições. Seja como for, António Costa voltou esta segunda-feira a dizer que o assunto está encerrado.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Pelo menos 18 detidos em protestos no Rio de Janeiro

    Mundo

    Pelo menos 18 pessoas foram esta segunda-feira detidas no Rio de Janeiro, Brasil, depois de confrontos com a polícia durante um protesto contra a privatização da empresa pública de saneamento, que serve o terceiro estado mais povoado do país.

  • O momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado
    1:21

    Mundo

    A investigação ao homicídio do meio-irmão do líder da Coreia do Norte no aeroporto da capital da Malásia está a provocar uma crise diplomática entre os dois países. Esta segunda-feira, um canal de televisão japonês divulgou imagens das câmaras de vigilância do aeroporto que alegadamente captam o momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado.

  • O atentado na Suécia inventado por Donald Trump
    2:12
  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.