sicnot

Perfil

Mundo

Primeiros filhos "são mais espertos" que os seguintes

Os primeiros filhos são normalmente mais espertos que os seguintes, sugere um estudo da Universidade de Leipzig. A explicação, sustenta, não é a biologia, mas sim a educação.

ap

São essencialmente dois os fatores que sustentam a investigação:

- Os filhos mais velhos normalmente ensinam os mais novos;

- Os mais velhos têm mais atenção dos pais enquanto são filhos únicos.

"Enquanto que o primeiro tem a atenção parental plena, pelo menos durante alguns meses ou anos, os seguintes têm de partilhá-la desde o início. Outro fator possível é descrito como a 'hipótese da tutoria': os mais velhos ensinam os mais novos e explicam-lhes como as coisas funcionam", esclarece Julie Rohrer, co-autora da investigação, que se baseia na análise de três estudos, nos quais estiveram envolvidas mais de 20 mil pessoas.

"Ensinar outras pessoas requer exigências cognitivas elevadas - as crianças têm de se relembrar dos seus próprios conhecimentos, estruturá-los e pensar numa boa forma de o explicar, o que pode significar numa melhoria da inteligência para alguns", acrescenta.

  • Lixo, para que te quero?
    23:17
  • Tuk-tuk em protesto oferecem hoje passeios gratuitos em Lisboa

    País

    A Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos (APECATE) promove hoje a iniciativa "Cá vai Lisboa", com passeios gratuitos de tuk-tuk, para alertar a população para a "problemática" regulamentação municipal deste tipo de veículos.

  • Ricardo Robles apresentado como candidato do BE a Lisboa
    1:31

    Autárquicas 2017

    Ricardo Robles foi formalmente apresentado este sábado como candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Lisboa. No encerramento da convenção autárquica do partido, Catarina Martins fez críticas ao Governo, dizendo que o projeto de descentralização do Executivo é perigoso e ameaça a democracia.

  • Pavilhão Carlos Lopes esteve encerrado durante 14 anos
    2:27