sicnot

Perfil

Mundo

Primeiros filhos "são mais espertos" que os seguintes

Os primeiros filhos são normalmente mais espertos que os seguintes, sugere um estudo da Universidade de Leipzig. A explicação, sustenta, não é a biologia, mas sim a educação.

ap

São essencialmente dois os fatores que sustentam a investigação:

- Os filhos mais velhos normalmente ensinam os mais novos;

- Os mais velhos têm mais atenção dos pais enquanto são filhos únicos.

"Enquanto que o primeiro tem a atenção parental plena, pelo menos durante alguns meses ou anos, os seguintes têm de partilhá-la desde o início. Outro fator possível é descrito como a 'hipótese da tutoria': os mais velhos ensinam os mais novos e explicam-lhes como as coisas funcionam", esclarece Julie Rohrer, co-autora da investigação, que se baseia na análise de três estudos, nos quais estiveram envolvidas mais de 20 mil pessoas.

"Ensinar outras pessoas requer exigências cognitivas elevadas - as crianças têm de se relembrar dos seus próprios conhecimentos, estruturá-los e pensar numa boa forma de o explicar, o que pode significar numa melhoria da inteligência para alguns", acrescenta.

  • Rui Vitória não espera facilidades frente ao Tondela
    1:34

    Desporto

    O líder do campeonato, o Benfica, recebe este domingo o último classificado, o Tondela. Na conferência de antevisão do encontro, Rui Vitória afirmou que não espera facilidades. O treinador do Benfica falou ainda de Sebastian Coates.

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.