sicnot

Perfil

Mundo

Stress do pai afeta desenvolvimento do cérebro do feto

Experiências desgastantes que um homem tenha durante a vida ficam registadas no seu organismo. Ao conceber um bebé, a informação é levada nos espermatozóides e transmitida ao feto.

© Gustau Nacarino / Reuters

A investigação feita em ratos machos na Universidade da Pennsylvania, EUA, revelou que características dos pais podem ser transmitidas aos filhos não apenas através do código genético ADN, mas também por moléculas chamadas microRNA ou miR.

O stress que um homem tem na sua vida afeta o desenvolvimento do cérebro do feto no que respeita a uma posterior resposta da criança a situações de tensão.

O trabalho, liderado pela professora de neurociência Tracy L. Bale, surpreende porque demonstra que um pai pode "influenciar" as características do filho não apenas através do código genético nem posteriormente através de comportamentos.

  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Segunda-feira no Jornal da Noite