sicnot

Perfil

Mundo

Stress do pai afeta desenvolvimento do cérebro do feto

Experiências desgastantes que um homem tenha durante a vida ficam registadas no seu organismo. Ao conceber um bebé, a informação é levada nos espermatozóides e transmitida ao feto.

© Gustau Nacarino / Reuters

A investigação feita em ratos machos na Universidade da Pennsylvania, EUA, revelou que características dos pais podem ser transmitidas aos filhos não apenas através do código genético ADN, mas também por moléculas chamadas microRNA ou miR.

O stress que um homem tem na sua vida afeta o desenvolvimento do cérebro do feto no que respeita a uma posterior resposta da criança a situações de tensão.

O trabalho, liderado pela professora de neurociência Tracy L. Bale, surpreende porque demonstra que um pai pode "influenciar" as características do filho não apenas através do código genético nem posteriormente através de comportamentos.

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.