sicnot

Perfil

Mundo

Abbas pede a Israel "respeito rigoroso" das regras da Esplanada das Mesquitas

O presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, pediu hoje a Israel para respeitar rigorosamente as regras da Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém, ao falar à imprensa depois de receber o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, em Ramallah.

A Grécia vai reconhecer o Estado palestiniano numa votação que decorrerá na terça-feira no Parlamento na presença do presidente da Palestina, Mahmud Abbas (AP/Arquivo)

A Grécia vai reconhecer o Estado palestiniano numa votação que decorrerá na terça-feira no Parlamento na presença do presidente da Palestina, Mahmud Abbas (AP/Arquivo)

Sergei Ilnitsky

"A contínua ocupação e agressão contra lugares santos cristãos e muçulmanos em Jerusalém-leste, especialmente contra Al-Aqsa, abrem a porta a um conflito religioso que infelizmente começou", disse Abbas à imprensa.

"Não o queremos e estamos a alertar para as suas consequências", acrescentou, acusando Israel de não respeitar as regras que desde 1967 regem o local.

Segundo as regras, os judeus podem visitar o local, o terceiro mais sagrado do Islão, mas apenas os muçulmanos ali podem rezar.

Nas últimas semanas, no entanto, devido à celebração dos feriados religiosos judeus, o afluxo maciço de judeus ao local e as limitações impostas por Israel aos muçulmanos suscitaram uma vaga de violência.

Ban Ki-moon esteve hoje em Ramallah, na Cisjordânia, depois de se ter reunido na terça-feira em Jerusalém com os dirigentes israelitas, para pressionar ambas as partes a pôr rapidamente fim à violência das últimas semanas.

"Continuaremos a apoiar todos os esforços necessários para criar as condições para verdadeiras negociações. Mas cabe aos palestinianos e aos israelitas escolher a paz. O nosso desafio mais urgente é pôr fim à atual vaga de violência e impedir que haja mais mortes", disse Ban na conferência de imprensa com Abbas.

O responsável máximo da ONU acrescentou que "a única forma de pôr fim à violência é através de progressos visíveis para uma solução política, nomeadamente o fim da ocupação" israelita dos territórios palestinianos.

Lusa

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Portugal subiu cinco lugares no Ranking da Liberdade de Imprensa
    1:42

    País

    Portugal está agora na 18 ª posição em 180 países no relatório deste ano dos Repórteres Sem Fronteiras. Esta associação revela que a imprensa portuguesa foi condenada 21 vezes por violação de liberdade de expressão e por difamação pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC