sicnot

Perfil

Mundo

Carbono emitido por incêndios na Indonésia excede as emissões dos EUA

Os incêndios que lavram em vastas áreas da Indonésia estão a emitir diariamente mais gases de efeito estufa para a atmosfera do que a economia norte-americana, de acordo com estimativas de organizações ecologistas.

Reuters

Há quase dois meses que milhares de incêndios, causados por queimadas em terrenos agrícolas, estão a envolver os países vizinhos numa densa nuvem de fumo, causando doenças respiratórias e levando países como a Malásia a encerrarem as escolas e cancelarem voos.

Recorrendo a dados da Global Fire Emissions Database, o World Resources Institute (WRI) indicou, num relatório recentemente publicado, que desde setembro que as emissões de carbono provenientes dos incêndios tinham excedido a média diária dos Estados Unidos em 26 dos 44 dias.

Os Estados Unidos são o segundo maior emissor de gases de efeito estufa do mundo, a seguir à China.

"A queima de áreas pantanosas de extração de turfa é significativa para as emissões de gases de efeito estufa porque estas áreas armazenam as maiores quantidades de carbono na Terra, acumuladas ao longo de anos", explica o WRI, referindo-se a grande parte dos terrenos afetados pelas chamas.

"Drenar e queimar estas zonas para expansão agrícola, como conversão para produção de óleo de palma e celulose, resulta em enormes picos de emissões de gases de efeito estufa", acrescenta o instituto.

A Malásia, que nas últimas semanas tem repetidamente ordenado o encerramento das escolas, voltou a fazê-lo hoje, devido ao terceiro dia consecutivo com níveis de poluição muito elevados.

  • "Só numa ditadura é possível tentar esconder o número de vítimas"
    0:51

    Tragédia em Pedrógão Grande

    O primeiro-ministro diz que é "lamentável" a tentativa de aproveitamento político à volta dos incêndios. António Costa esteve esta quarta-feira à tarde na Autoridade Nacional de Proteção Civil e, no final do briefing, disse que é preciso confiança nas instituições do Estado. O primeiro-ministro deixou ainda muitas críticas à oposição no caso da lista de vítimas de Pedrógão Grande.

  • E os 10 mais ricos de Portugal são...

    Economia

    A família Amorim lidera a lista dos mais ricos do país, com uma fortuna avaliada em 3840 milhões de euros. Em segundo lugar surge Alexandre Soares dos Santos com 2532 milhões de euros. A família Guimarães de Mello ainda entra para o top 3, com um valor de 1471 milhões de euros. A lista foi elaborada pela revista EXAME, que conclui que os ricos estão ainda mais ricos, pela quarta vez consecutiva.

    Bárbara Ferreira

  • "Estou grávida! Estou a morrer!"
    1:14

    Crise Migratória na Europa

    Mais de 160 pessoas foram resgatadas de uma embarcação de borracha que estava à deriva junto à zona costeira da Líbia. As imagens do resgate são de aflição, lágrimas e gritos. "Estou grávida! Estou a morrer!", disse uma das mulheres que conseguiu salvar-se. Foram ainda encontrados 13 cadáveres no fundo do barco, entre eles mães e mulheres grávidas. As imagens podem chocar as pessoas mais sensíveis.

  • Mulher vive sozinha numa ilha há 40 anos

    Mundo

    Zoe Lucas é a única pessoa a viver numa ilha canadiana, no norte do Atlântico. Nas últimas quatro décadas, a mulher de 67 tem partilhado a ilha Sable com cerca de 400 cavalos selvagens e 350 espécies de pássaros.