sicnot

Perfil

Mundo

Potências ocidentais solicitam à ONU que investigue teste de míssil pelo Irão

EUA, França, Alemanha e Reino Unido solicitaram na quarta-feira ao comité de sanções da Organização das Nações Unidas (ONU) que investigue um ensaio recente de um míssil pelo Irão.

Desde o início do conflito no leste da Ucrânia, que a Rússia tem intensificado vários treinos e teste com armamento nuclear.

Desde o início do conflito no leste da Ucrânia, que a Rússia tem intensificado vários treinos e teste com armamento nuclear.

Estes Estados consideram que o ensaio foi feito em violação de uma resolução da ONU e o assunto foi discutido na quarta-feira, por iniciativa dos norte-americanos, no Conselho de Segurança, à porta fechada.

O comité, que possui peritos, deverá determinar se o Irão violou a resolução 1929 do Conselho de Segurança, que data de 2010.

Em carta que acompanhou um relatório e difundida aos membros do Conselho, aqueles quatro Estados denunciam "uma grave violação do parágrafo 9" da resolução. No texto solicitam ao comité que investigue e "aja de maneira apropriada em resposta" a esta violação.

Fontes diplomáticas admitem porém que novas sanções da ONU sejam pouco prováveis, dado o histórico acordo nuclear concluído em julho entre o Irão e as potências do Conselho de Segurança, mais a Alemanha.

Para sancionar Teeraão seria também preciso o acordo de Moscovo e Pequim, que, enquanto membros do Conselho de Segurança, podem bloquear qualquer decisão através do seu direito de veto.

Washington deseja que o comité investigue e se pronuncie "rapidamente", disse a embaixadora dos EUA, Samantha Power, qualificando o teste iraniano de "provocador" e "um problema grave que prejudica a estabilidade regional".

A resolução 1929, e em particular o seu parágrafo 9, interdita a Terão a realização de atividades ligadas aos mísseis balísticos com capacidade de transporte de armas nucleares, incluindo os disparos feitos com recurso à tecnologia dos mísseis balísticos.

O Irão anunciou em 11 de outubro o teste de um novo míssil, sem contudo especificar o seu alcance exato.

Na carta dos quatro Estados, a que a agência noticiosa AFP teve acesso, é afirmado que se trata mesmo de um míssil balístico na ótica da resolução 1929, "capaz, pela sua conceção, de transportar uma arma nuclear".

Teerão afirma, pelo contrário, que os seus mísseis balísticos não são concebidos para transportar armas nucleares, pelo que não ficam sob alçada de qualquer resolução da ONU.

Lusa

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Governo promete melhorar condições de 26 mil famílias
    1:23

    País

    O ministro do Ambiente explicou esta terça-feira, no Parlamento, as novas medidas para a habitação: reduzir os impostos para arrendamentos longos, melhorar as condições de 26 mil famílias e introduzir o arrendamento vitalício para maiores de 65 anos. Este é um investimento que vai chegar aos 1700 milhões de euros.

  • Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
    1:31
  • Peixe-galo e batatas rosti, qual o cardápio do encontro entre os líderes das Coreias?

    Mundo

    O menu do encontro entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, já foi dado a conhecer esta terça-feira. Através do site oficial do Governo, Seul anunciou um cardápio com vários pratos típicos da Península da Coreia, como dumplings ao vapor, arroz cultivado na Coreia, carne grelhada, salada fria com polvo, peixe-galo, batatas rosti e sopa fria.

    SIC

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17