sicnot

Perfil

Mundo

Putin denuncia "jogo duplo" do ocidente com os "terroristas" na Síria

O Presidente russo Vladimir Putin denunciou hoje o "jogo duplo" dos ocidentais com os "terroristas" na Síria, enquanto o exército russo afirmou ter colocado parte das forças rebeldes "fora de combate", e na véspera de conversações sobre o conflito.

Reuters

Reuters

© POOL New / Reuters

"É sempre difícil conduzir um jogo duplo: dizer que lutamos contra os terroristas e em simultâneo tentar utilizar uma parte deles para fazer avançar os seus piões no Médio Oriente e servir os seus interesses", declarou Putin no decurso do fórum do Clube de Vladai em Sochi, sul da Rússia.

"É uma ilusão acreditar que será possível desembaraçarem-se de seguida de uma parte deles", prosseguiu, numa óbvia alusão aos ocidentais, apelando a que "não se brinquem com as palavras e se classifiquem os terroristas de moderados e não moderados".

O líder do Kremlin alertou ainda que caso Damasco e Bagdad ficassem sob controlo do grupo Estado Islâmico (EI), seria um "trampolim para a sua expansão mundial".

As declarações de Putin surgiram na véspera de um encontro em Viena entre o chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, e os seus homólogos norte-americano, John Kerry, saudita, Adel al-Jubeir, e turco, Feridun Sinirlioglu, os ministros dos Negócios Estrangeiros mais hostis à permanência de Bachar al-Assad no poder.

Em paralelo às negociações diplomáticas, a Rússia prosseguiu hoje a sua intervenção militar na Síria. O exército russo disse ter bombardeado 72 alvos de "grupos terroristas" nas últimas 24 horas.

Lusa

  • Bruno de Carvalho suspenso por mais 90 dias

    Desporto

    O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, foi suspenso por 90 dias na sequência de declarações proferidas numa entrevista televisiva em março, anunciou esta terça-feira o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

  • Benfica critica castigo de Samaris e vai recorrer

    Desporto

    O Benfica reagiu esta terça-feira ao castigo de três jogos aplicado ao grego Andreas Samaris, considerando que a decisão, da qual vai recorrer, é prova de que o futebol português está "entregue à instabilidade, à incoerência e à insegurança".

  • "Álvaro" viveu seis anos de maus tratos num casamento de oito
    5:06
  • Governo disposto a ceder a algumas reivindicações dos enfermeiros
    1:58

    Economia

    Os enfermeiros ameaçam voltar à greve se o Governo não lhes der um subsídio no valor de 400 euros. Esta terça-feira o Governo esteve reunido com dois dos quatro sindicatos. O Ministério diz estar disposto a ceder a algumas reivindicações, mas o ministro da Saúde fez saber que o aumento de 400 euros é incomportável. 

  • Como fazer fotos e vídeos menos tremidos
    8:43
  • "As autárquicas deviam estar menos contaminadas pelo Orçamento"
    7:55
  • Viajar a 110 km/h agarrado ao para-brisas de um comboio

    Mundo

    Um homem de 23 anos foi detido por viajar preso a um comboio - mais concretamente ao limpa para-brisas -, que atinge velocidades perto dos 110 quilómetros por hora, numa viagem entre as estações de Leederville e Glendalough, na Austrália.

  • Rapper quer provar que a terra é plana

    Mundo

    O rapper B.o.B. lançou uma campanha na plataforma GoFundMe para enviar satélites que possam comprovar que a Terra é redonda e azul. No ano passado, o norte-americano defendeu nas redes sociais que o planeta é plano.