sicnot

Perfil

Mundo

Putin denuncia "jogo duplo" do ocidente com os "terroristas" na Síria

O Presidente russo Vladimir Putin denunciou hoje o "jogo duplo" dos ocidentais com os "terroristas" na Síria, enquanto o exército russo afirmou ter colocado parte das forças rebeldes "fora de combate", e na véspera de conversações sobre o conflito.

Reuters

Reuters

© POOL New / Reuters

"É sempre difícil conduzir um jogo duplo: dizer que lutamos contra os terroristas e em simultâneo tentar utilizar uma parte deles para fazer avançar os seus piões no Médio Oriente e servir os seus interesses", declarou Putin no decurso do fórum do Clube de Vladai em Sochi, sul da Rússia.

"É uma ilusão acreditar que será possível desembaraçarem-se de seguida de uma parte deles", prosseguiu, numa óbvia alusão aos ocidentais, apelando a que "não se brinquem com as palavras e se classifiquem os terroristas de moderados e não moderados".

O líder do Kremlin alertou ainda que caso Damasco e Bagdad ficassem sob controlo do grupo Estado Islâmico (EI), seria um "trampolim para a sua expansão mundial".

As declarações de Putin surgiram na véspera de um encontro em Viena entre o chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, e os seus homólogos norte-americano, John Kerry, saudita, Adel al-Jubeir, e turco, Feridun Sinirlioglu, os ministros dos Negócios Estrangeiros mais hostis à permanência de Bachar al-Assad no poder.

Em paralelo às negociações diplomáticas, a Rússia prosseguiu hoje a sua intervenção militar na Síria. O exército russo disse ter bombardeado 72 alvos de "grupos terroristas" nas últimas 24 horas.

Lusa

  • Costa preparado para falar da renegociação da dívida no plano europeu
    2:24

    Economia

    O primeiro-ministro não quer quebrar com as regras impostas pela UE e não vai dar o primeiro passo na renegociação da dívida, mas estará na linha da frente quando Bruxelas ceder. Em entrevista à RTP, António Costa garante que o Governo cumpriu tudo aquilo que acordou com o presidente demissionário da Caixa Geral de Depósitos, António Domingues.

  • Benfica persegue oitavos da Liga dos Campeões

    Desporto

    O Benfica tenta hoje a qualificar-se para os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, procurando uma vitória na receção ao Nápoles que lhe permita vencer o Grupo H e manter-se a salvo do perseguidor Besiktas.

  • Parkinson pode ter início nos intestinos

    Mundo

    Um novo estudo científico vem revelar que a doença de Parkinson pode não estar apenas no cérebro. A doença pode ter início nos intestinos e mais tarde migrar para o cérebro.

  • Nova Deli é "altamente tóxica" para os cidadãos

    Mundo

    Nova Deli foi considerada altamente tóxica para os cidadãos. A capital da Índia é considerada há mais de três anos a cidade mais poluída do mundo, mas só este ano se concluiu que é tão tóxica que é capaz de provocar doenças crónicas a quem lá vive.

  • Condutores continuam com dúvidas em como circular numa rotunda
    2:06

    País

    Circular nas rotundas continua a ser um problema para muitos condutores. Cerca de 3 mil foram multados nos últimos três anos depois da entrada em vigor do novo código, os números são avançados pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária. Os instrutores de condução dizem que a medida provoca mais confusão nas horas de ponta.