sicnot

Perfil

Mundo

Putin denuncia "jogo duplo" do ocidente com os "terroristas" na Síria

O Presidente russo Vladimir Putin denunciou hoje o "jogo duplo" dos ocidentais com os "terroristas" na Síria, enquanto o exército russo afirmou ter colocado parte das forças rebeldes "fora de combate", e na véspera de conversações sobre o conflito.

Reuters

Reuters

© POOL New / Reuters

"É sempre difícil conduzir um jogo duplo: dizer que lutamos contra os terroristas e em simultâneo tentar utilizar uma parte deles para fazer avançar os seus piões no Médio Oriente e servir os seus interesses", declarou Putin no decurso do fórum do Clube de Vladai em Sochi, sul da Rússia.

"É uma ilusão acreditar que será possível desembaraçarem-se de seguida de uma parte deles", prosseguiu, numa óbvia alusão aos ocidentais, apelando a que "não se brinquem com as palavras e se classifiquem os terroristas de moderados e não moderados".

O líder do Kremlin alertou ainda que caso Damasco e Bagdad ficassem sob controlo do grupo Estado Islâmico (EI), seria um "trampolim para a sua expansão mundial".

As declarações de Putin surgiram na véspera de um encontro em Viena entre o chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, e os seus homólogos norte-americano, John Kerry, saudita, Adel al-Jubeir, e turco, Feridun Sinirlioglu, os ministros dos Negócios Estrangeiros mais hostis à permanência de Bachar al-Assad no poder.

Em paralelo às negociações diplomáticas, a Rússia prosseguiu hoje a sua intervenção militar na Síria. O exército russo disse ter bombardeado 72 alvos de "grupos terroristas" nas últimas 24 horas.

Lusa

  • Dez feridos ligeiros em naufrágio de embarcação em Cascais

    País

    Uma embarcação de recreio com 10 pessoas a bordo naufragou ao largo da Parede, na linha de Cascais. Todos os tripulantes foram resgatados pelas autoridades marítimas e bombeiros e apresentam escoriações ligeiras e sinais de hipotermia. O barco foi entretanto retirado da água e a marginal continua cortada ao trânsito.

  • PS apresenta Lei de Bases da Habitação para abrir debate sobre habitação acessível
    1:19

    Economia

    O PS quer avançar com uma Lei de Bases da Habitação. A proposta apresentada esta quinta-feira propõe a requisição de casas devolutas para habitação e apoios concretos para o arrendamento a preços acessíveis. O líder parlamentar do PS, Carlos César, diz que é tempo de abrir um debate sobre a habitação que acredita que pode resultar numa Lei ainda na atual legislatura.

  • A morte anunciada da ETA

    Mundo

    A organização separatista basca ETA vai anunciar a sua dissolução em 05 de maio, durante uma cerimónia marcada para Bayona, no País Basco francês, disseram à agência Efe fontes conhecedoras do processo.