sicnot

Perfil

Mundo

Família apreensiva com saúde de Luaty Beirão

O estado de saúde do ativista angolano Luaty Beirão permanece de alerta, ao fim de 33 dias de greve de fome, em protesto contra o excesso de prisão preventiva, desde a sua detenção, em Luanda, em junho deste ano.

JOS\303\211 SENA GOUL\303\203O

A informação sobre o estado de saúde de Luaty Beirão, que integra um grupo de 15 jovens ativistas detidos e acusados formalmente de prepararem uma rebelião e um atentado contra o Presidente angolano, foi prestado ao final do dia de sexta-feira, à agência Lusa, pela mulher do ativista, que o acompanha na clínica privada de Luanda onde se encontra, sob detenção.

"Continua a mesma coisa, ontem [quinta-feira] à noite teve uma dormência de 40 minutos, mas que passou logo a seguir, mas hoje é exatamente a mesma coisa, continua o estado de alerta", explicou Mónica Almeida.

Acrescentou que o quadro clínico de Luaty Beirão, de 33 anos, é estável e de lucidez, mas "a um ponto que dentro de um minuto pode não estar".

"É óbvio que nós estamos preocupados. Cada dia que passa aumenta a nossa preocupação", manifestou Mónica Almeida.

Luaty Beirão, que também tem nacionalidade portuguesa, exige aguardar em liberdade o julgamento, marcado para entre 16 e 20 de novembro, no Tribunal Provincial de Luanda, conforme previsto na lei angolana para este tipo de crime.

Luaty Beirão é filho de João Beirão, já falecido, que foi fundador e primeiro presidente da Fundação Eduardo dos Santos (FESA), entre outras funções públicas, sendo descrito por várias fontes como tendo sido sempre muito próximo do chefe de Estado.

Lusa

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC