sicnot

Perfil

Mundo

Terminado reencontro de 186 famílias separadas das duas Coreias

Centenas de familiares da Coreia do Sul e da Coreia do Norte despediram-se hoje após o termo da segunda e última ronda do vigésimo encontro de famílias separadas pela Guerra da Coreia (1950-53).

reuters

Quase mil pessoas de 186 famílias divididas pelo conflito, a maioria idosos, reencontraram-se no complexo turístico do monte norte-coreano Kumgang. A anterior reunião ocorreu em fevereiro do ano passado.

Na reunião de encerramento de hoje, 438 coreanos, de 90 famílias do Norte e do Sul, despediram-se entre lágrimas e abraços, depois de três dias de encontros sem a certeza de poderem voltar a ver-se.

A nova ronda de reuniões familiares teve lugar graças a um acordo alcançado pelas autoridades de Seul e de Pyongyang que, em agosto, decidiram melhorar as relações bilaterais.

Os escassos meios de comunicação presentes deram conta de histórias emotivas, como a do sul-coreano Lee Suk-ju, de 96 anos, que deu a jaqueta que levava vestida ao seu filho norte-coreano de 70 anos, que não via desde o conflito.

Relatado foi também o encontro da sul-coreana Kim Wol-soon, de 93 anos, que sofre de Alzheimer, que reconheceu, por momentos, o seu filho norte-coreano de 72 anos, o qual presenteou com a sua aliança de casamento.

Centenas de milhares de pessoas não conseguiram recuperar o contacto com os seus parentes do outro lado da fronteira desde a Guerra da Coreia, que confirmou a divisão da península.

Desde que em 1985 se organizou o primeiro reencontro, foram realizadas 20 reuniões entre famílias, a maioria das quais na passada década, em que participaram quase 20 mil coreanos.

Norte e Sul nunca foram capazes de acordar a realização dos reencontros de forma periódica.

  • Pinto da Costa internado após queda

    Desporto

    O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, sofreu uma queda e foi internado de urgência no Hospital de São João. O acidente já foi confirmado pelo clube em comunicado.

  • Lesados do Banif confiaram "num sistema que os aldrabou"
    2:00
  • "Octávio Machado foi a terceira escolha" para o cargo
    2:01
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • Direita acusa presidente da Assembleia da República de não estar à altura do cargo
    2:06

    País

    O presidente da Assembleia da República está a ser novamente criticado pela oposição. Numa entrevista à Antena 1, Eduardo Ferro Rodrigues disse que não queria falar sobre o caso Galpgate para não causar espasmos à direita. Na reação, o CDS diz que a segunda figura do Estado deve abandonar as trincheiras partidárias. A direita acusa ainda que o presidente da Assembleia de não estar à altura do cargo.

  • "Sempre me senti em casa em Portugal"
    1:11