sicnot

Perfil

Mundo

Navio de guerra dos EUA entra em águas reclamadas pela China

Um navio de guerra norte-americano entrou no limite de 12 milhas náuticas de ilhas artificiais no Mar do Sul da China, reclamadas pela China.

Reuters

O USS Lassen entrou nas águas em volta de uma das ilhas do arquipélago das Spratly, cuja soberania é reivindicada pela China.

A tensão na região tem aumentado desde que a China transformou os recifes da zona em pequenas ilhas capazes de acolher instalações militares.Washington encara o gesto como uma ameaça à liberdade de navegação.

Em comunicado, um porta voz do Ministério chinês dos Negócios Estrangeiros descreveu a operação como uma "ameaça à soberania da China" e afirmou que Pequim "responderá a qualquer ação provocatória deliberada".

O porta-voz do Departamento norte-americano da Defesa explicou que os Estados Unidos "estão a conduzir operações de rotina no Mar do Sul da China, de acordo com a lei internacional".

O arquipélago é rico em recursos marinhos e energéticos,e está numa importante rota comercial. É também reclamado pelas Filipinas, Brunei, Malásia, Vietname e Taiwan.

  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Segunda-feira no Jornal da Noite