sicnot

Perfil

Mundo

Navio de guerra dos EUA entra em águas reclamadas pela China

Um navio de guerra norte-americano entrou no limite de 12 milhas náuticas de ilhas artificiais no Mar do Sul da China, reclamadas pela China.

Reuters

O USS Lassen entrou nas águas em volta de uma das ilhas do arquipélago das Spratly, cuja soberania é reivindicada pela China.

A tensão na região tem aumentado desde que a China transformou os recifes da zona em pequenas ilhas capazes de acolher instalações militares.Washington encara o gesto como uma ameaça à liberdade de navegação.

Em comunicado, um porta voz do Ministério chinês dos Negócios Estrangeiros descreveu a operação como uma "ameaça à soberania da China" e afirmou que Pequim "responderá a qualquer ação provocatória deliberada".

O porta-voz do Departamento norte-americano da Defesa explicou que os Estados Unidos "estão a conduzir operações de rotina no Mar do Sul da China, de acordo com a lei internacional".

O arquipélago é rico em recursos marinhos e energéticos,e está numa importante rota comercial. É também reclamado pelas Filipinas, Brunei, Malásia, Vietname e Taiwan.

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.