sicnot

Perfil

Mundo

Navio de guerra dos EUA entra em águas reclamadas pela China

Um navio de guerra norte-americano entrou no limite de 12 milhas náuticas de ilhas artificiais no Mar do Sul da China, reclamadas pela China.

Reuters

O USS Lassen entrou nas águas em volta de uma das ilhas do arquipélago das Spratly, cuja soberania é reivindicada pela China.

A tensão na região tem aumentado desde que a China transformou os recifes da zona em pequenas ilhas capazes de acolher instalações militares.Washington encara o gesto como uma ameaça à liberdade de navegação.

Em comunicado, um porta voz do Ministério chinês dos Negócios Estrangeiros descreveu a operação como uma "ameaça à soberania da China" e afirmou que Pequim "responderá a qualquer ação provocatória deliberada".

O porta-voz do Departamento norte-americano da Defesa explicou que os Estados Unidos "estão a conduzir operações de rotina no Mar do Sul da China, de acordo com a lei internacional".

O arquipélago é rico em recursos marinhos e energéticos,e está numa importante rota comercial. É também reclamado pelas Filipinas, Brunei, Malásia, Vietname e Taiwan.

  • Oliveira Costa "era incompetente para todos os lugares em que eu o vi"
    3:12
    Quadratura do Círculo

    Quadratura do Círculo

    QUINTA-FEIRA 23:00

    O caso BPN esteve em destaque no programa Quadratura do Circulo desta quinta-feira. Pacheco Pereira relembrou que os maiores prejuízos são posteriores à nacionalização e responsabiliza José Sócrates. O Jorge Coelho disse que se fez justiça e que é uma prova que o Estado de direito português está a funcionar. Lobo Xavier garantiu também que Oliveira Costa era incompetente por natureza.

  • "O Brasil não parou e não vai parar"
    1:33

    Mundo

    O Presidente do Brasil diz ter condições para continuar à frente do Palácio do Planalto. Num vídeo publicado no Twitter, Michel Temer garante que o país não parou, nem vai parar, mas há uma nova gravação que pode comprometer o futuro do chefe de Estado.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Marcelo na peregrinação de Nossa Senhora de Fátima no Luxemburgo

    Mundo

    O Presidente da República participou esta quinta-feira, a título privado, na peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima, na cidade luxemburguesa de Wiltz. Milhares de portugueses receberam Marcelo Rebelo de Sousa, que assistiu à missa e, durante alguns minutos, participou na procissão.