sicnot

Perfil

Mundo

Navio de guerra dos EUA entra em águas reclamadas pela China

Um navio de guerra norte-americano entrou no limite de 12 milhas náuticas de ilhas artificiais no Mar do Sul da China, reclamadas pela China.

Reuters

O USS Lassen entrou nas águas em volta de uma das ilhas do arquipélago das Spratly, cuja soberania é reivindicada pela China.

A tensão na região tem aumentado desde que a China transformou os recifes da zona em pequenas ilhas capazes de acolher instalações militares.Washington encara o gesto como uma ameaça à liberdade de navegação.

Em comunicado, um porta voz do Ministério chinês dos Negócios Estrangeiros descreveu a operação como uma "ameaça à soberania da China" e afirmou que Pequim "responderá a qualquer ação provocatória deliberada".

O porta-voz do Departamento norte-americano da Defesa explicou que os Estados Unidos "estão a conduzir operações de rotina no Mar do Sul da China, de acordo com a lei internacional".

O arquipélago é rico em recursos marinhos e energéticos,e está numa importante rota comercial. É também reclamado pelas Filipinas, Brunei, Malásia, Vietname e Taiwan.

  • Hoje, o Primeiro Jornal esteve em Leiria
    1:13
  • Nova tecnologia provoca a queda de drones
    1:39

    País

    Um dia depois da divulgação das medidas de identificação e da obrigatoriedade de seguro para os drones, sabe-se agora que vem aí uma tecnologia para a deteção de drones e respetivos operadores, com capacidade para neutralizar os aparelhos. O início dos testes está previsto para o final do mês, na altura em que a nova legislação será publicada. 

  • "Estamos a perder tempo adiando a descentralização"
    1:29
  • Fãs choram morte de Chester Bennington
    2:12
  • Bigode de Salvador Dalí está intacto, às "10 para as 10"

    Cultura

    O corpo do pintor surrealista catalão foi ontem exumado no Teatro-Museo de Figueres, por ordem de um tribunal de Madrid, para um exame de determinação de paternidade de Pilar Abel, que alega ser filha do artista. O pintor que morreu há 28 anos foi embalsamado e mumificado pelo que o corpo continua preservado e o famoso bigode levantado.

  • Alunos de medicina fazem rastreios porta-a-porta em Belmonte
    2:18

    País

    Cerca de 60 estudantes de vários pontos do país estão em Belmonte, onde vão realizar várias atividades ligadas à saúde durante quatro dias. A SIC acompanhou esta sexta-feira o trabalho na aldeia de Colmeal da Torre. Os alunos fazem rastreios à glicemia, medição da tensão arterial e avaliação da percentagem de gordura corporal; e o objetivo é sensibilizar a população para a importância de hábitos e estilos de vida saudáveis.