sicnot

Perfil

Mundo

Maduro compromete-se a respeitar resultado das eleições venezuelanas

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, assinou na segunda-feira um acordo, perante o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), em que se compromete a respeitar os resultados das eleições de 06 de dezembro.

© Carlos Garcia Rawlins / Reute

"Hoje assinei por milhões de pessoas, de homens, de indígenas, de militares, que queremos paz, independência, uma República livre, que queremos respeito pela Constituição. Não é uma assinatura protocolar, não é uma assinatura como parte de uma campanha, é um compromisso de respeito e para fazer respeitar a vontade popular nas eleições", afirmou, depois de assinar o documento.

As eleições de dezembro serão, segundo vários analistas, uma dura prova para o "chavismo" (que Maduro representa) devido à crise económica, à inflação, à insegurança e aos problemas de abastecimento no país.

Desde há várias semanas que Nicolás Maduro e as forças que integram o Gran Polo Patriótico (que o apoiam) têm insistido na necessidade de todos os partidos que vão participar nas eleições assinarem um acordo em que se comprometem a respeitar os resultados do escrutínio.

A oposição insiste em que ao participar no processo eleitoral está a aceitar a legalidade do Conselho Nacional Eleitoral e do processo, pelo que não é necessário assinar tal acordo.

Maduro considerou hoje que a oposição está à procura de uma solução não eleitoral e que "a revolução bolivariana declara-se em emergência, com um plano anti-golpe, para garantir a vitória eleitoral".

"Esta revolução não será traída nem entregue, jamais", sublinhou.

Lusa

  • Encontrado corpo de mariscador desaparecido no Barreiro

    País

    O corpo do homem com cerca de 50 anos apareceu esta manhã junto ao Clube Naval do Barreiro, na mesma zona onde tinha desaparecido na noite deste sábado. A informação já foi confirmada à SIC pela Polícia Marítima, que adiantou que o corpo já foi levado para a morgue. O alerta foi dado por volta das 22:30 de ontem pelos companheiros de nacionalidade chinesa que estavam com a vítima na apanha de bivalves na margem sul do Tejo.

  • IPSS despejada nos Açores
    2:25

    País

    A IPSS Aurora Social, de Ponta Delgada, nos Açores, foi notificada pelo tribunal a abandonar a cozinha onde, há mais de 20 anos, fornece comida a quem mais precisa. A decisão judicial partiu de uma queixa dos moradores e põe em causa os postos de trabalho de 13 funcionárias, a maioria com deficiência. Há dois anos que a secretaria regional de solidariedade social dos Açores tenta encontrar uma alternativa à cozinha, que tem licença da câmara.

  • Pais revoltados com transporte de crianças do Mogadouro
    4:14

    País

    Os pais dos alunos de algumas aldeias de Mogadouro estão preocupados com a falta de segurança do transporte dos filhos para a escola, na sede de concelho.Os pais contestam o autocarro degradado, que avaria com frequência, e a falta de cintos de segurança em percursos rurais com dezenas de quilómetros.

  • Quer conhecer os cães mais feios do mundo?
    1:15
  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.