sicnot

Perfil

Mundo

Queijo é tão viciante como as drogas

Uma investigação realizada com estudantes de uma universidade norte-americana para determinar se há alimentos que causam dependência concluiu que, de facto, existem alguns mais viciantes que outros. A pizza ficou em primeiro lugar e o responsável é o queijo.

© Alessandro Garofalo / Reuters

O estudo, publicado em U.S. National Library of Medicine, concluiu que alguns alimentos são mais viciantes devido à forma como são processados - quando mais gordura e mais processado, maior a hipótese de ser tornar um alimento viciante.

O queijo cria dependência por causa de um ingrediente chamado caseína, uma proteína presente em todos os produtos lácteos. Durante a digestão, a caseína liberta uma substância que provoca efeito semelhante aos opiáceos, porque estimulam os recetores de dopamina – a hormona responsável pela sensação de bem-estar e prazer.

  • O último adeus às vítimas da tragédia de Vila Nova da Rainha
    1:37

    País

    As cerimónias fúnebres das oito vítimas mortais do incêndio na Associação de Vila Nova da Rainha realizaram-se esta terça-feira. Três delas ocorreram em simultâneo na povoação do concelho de Tondela que, no passado sábado, viu a tragédia bater-lhe à porta.

  • Fóssil humano mais antigo encontrado em Portugal entregue ao Museu de Arqueologia
    3:42

    País

    O mais antigo fóssil humano até hoje encontrado em Portugal, o "Crânio da Aroeira", foi entregue no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa. Em 2014, o fóssil foi encontrado pela equipa do arqueólogo João Zilhão perto de Torres Novas e foi restaurado e estudado na Universidade Complutense de Madrid, durante dois anos e meio.

  • De "lambe rabos" a "labrego", a polémica entre Rodolfo Reis e Bruno de Carvalho
    1:30
  • O Futuro Hoje na maior feira eletrónica de consumo do mundo
    5:14
  • Ambientalistas consideram insuficiente estratégia de Bruxelas para reduzir plástico
    2:07