Antigo responsável por arqueologia síria acusa UNESCO de não proteger património

O antigo responsável pela arqueologia síria Michel al-Maqdissi esteve em Portugal e não poupou críticas à UNESCO, que acusa de estar a falhar na proteção do património histórico e cultural na Síria e no Iraque. Em entrevista à SIC, o arqueólogo acusou ainda a Rússia de estar a bombardear património da humanidade. Michel al-Maqdissi faz investigação no Louvre e dá conferências pelo mundo.

• Portugal vai fechar fronteiras durante a visita do Papa

O Conselho de Ministros aprovou hoje a reposição temporária do controlo de fronteiras durante a visita do papa Francisco em maio a Fátima. A reposição do controlo de fronteiras decorrerá entre 00:00 de 10 de maio e as 00:00 de 14 de maio.

• Descoberta nova espécie de tiranossauro

Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.

• Juncker reprova com ironia apoio de Trump

Brexit

O Presidente da Comissão Europeia disse hoje com ironia que promoverá a independência do Ohio ou de Austin, no Texas, em relação aos Estados Unidos se o presidente Donald Trump continuar a incitar países europeu a seguirem o Brexit.

• "Civis devem ser prioridade absoluta no Iraque", diz Guterres

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, chegou hoje ao Iraque para abordar a situação da ajuda humanitária, e pediu que a proteção dos civis seja a "prioridade absoluta" à medida que as forças iraquianas batalham para retomar Mossul.

• Fomos conhecer o novo Samsung S8