sicnot

Perfil

Mundo

Japoneses contra mudança de base militar dos EUA em Okinawa

A mudança da base militar dos Estados Unidos de uma localidade na ilha japonesa de Okinawa para outra levou perto de uma centena de pessoas às ruas em protesto.

© KYODO Kyodo / Reuters

A polícia foi forçada a retirar os manifestantes da porta da base, muito idosos, residentes na ilha que estão contra a decisão do Governo de Tóquio de prosseguir com as obras, à revelia do governador de Okinawa que revogou a licença de construção da base militar norte-americana.

O Japão e os Estados Unidos acordaram mudar a base para a baía de Henoko, na localidade de Nago, no norte da ilha de Okinawa, mas o projeto está há quase uma década em suspenso devido à oposição da população e parte da classe política que querem a base fora da ilha.

A atual Futenma, de 480 hectares, localiza-se no centro urbano da localidade de Ginowan (94 mil habitantes), o que durante anos desencadeou protestos por parte dos habitantes devido ao ruído e à possibilidade de ocorrência de acidentes.

Okinawa alberga mais de metade dos cerca de 47 mil efetivos que os Estados Unidos mantêm no Japão, assim como 74% das instalações militares norte-americanas no país asiático.

Um quinto do solo da principal ilha do arquipélago é terreno militar norte-americano.

  • A morte das sondagens foi ligeiramente exagerada

    Um atentado sem efeitos eleitorais, sondagens que acertaram em praticamente tudo, inexistência do chamado eleitorado envergonhado. E um candidato que se situa no centro político com fortíssimas hipóteses de vencer a segunda volta. As presidenciais francesas tiveram uma chuva de acontecimentos anormais, mas acabam por ser um choque de normalidade. Pelo menos até agora...

    Ricardo Costa

  • "O FC Porto não merece ser campeão"
    2:23
    Play-Off

    Play-Off

    DOMINGO 22:00

    O empate do FC Porto com o Feirense foi o principal assunto do Play-Off da SIC Notícias, este domingo. Rodolfo Reis mostrou-se insatisfeito com a atitude dos jogadores do FC Porto.

  • Incêndio em Alfragide deixa 12 pessoas desalojadas
    1:59

    País

    Um incêndio destruiu este domingo a cobertura de um prédio de habitação em Alfragide, no concelho da Amadora. Doze pessoas ficaram desalojadas, mas ninguém ficou ferido. Os bombeiros dominaram o fogo em cerca de uma hora, os moradores queixam-se da falta de eficácia no combate às chamas.

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa