sicnot

Perfil

Mundo

Sondagem dá vitória à Frente Nacional nas eleições regionais francesas

O partido de extrema-direita francês Frente Nacional (FN), de Marine Le Pen, será o mais votado na primeira volta das eleições regionais, que se celebram em França a 6 de dezembro, segundo uma sondagem publicada esta quinta-feira.

A líder da Frente Nacional francesa, Marine Le Pen.

A líder da Frente Nacional francesa, Marine Le Pen.

© Robert Pratta / Reuters

De acordo com a sondagem, realizada pelo instituto TNS Sofres e divulgada no Le Figaro e noutros órgãos de imprensa, a FN reúne 28% das intenções de voto, um ponto percentual à frente do partido conservador Os Republicanos, do ex-Presidente Nicolas Sarkozy.

Os socialistas do Presidente François Hollande serão, de acordo com o inquérito, a terceira força mais votada, com 21% dos sufrágios, ficando à frente de outras forças de esquerda, como os ecologistas (8%) e a Frente de Esquerdas (6%).

Para Emmanuel Rivière, do instituto TNS Sofres, a sondagem mostra que "o tripartidarismo está firme em França, com a FM como um partido de forte dinâmica".

O estudo conclui ainda que 92% dos eleitores que votaram em Marine Le Pen nas presidenciais de 2012 se mantêm fiéis à Frente Nacional, enquanto Hollande apenas conserva 62% dos que o levaram ao Elíseu, e Sarkozy mantém do seu lado 67% dos que o levaram a ser o segundo candidato mais votado no escrutínio de há três anos.

Lusa

  • Costa desvaloriza ameaça e mantém planos de visita a Angola
    2:27

    Economia

    O governo angolano reagiu duramente à acusação do Ministério público portugues contra o vice-presidente de Angola. Luanda diz que a acusação é um sério ataque à República de Angola que pode perturbar as relações entre os dois paises. António Costa desvaloriza a ameaça e mantém os planos de uma visita a Angola na primavera.

  • Catarina Martins diz que é preciso ouvir os dois secretários de Estado sobre offshores
    1:27

    Economia

    O Bloco de Esquerda diz que participa com empenho em todas as comissões de inquérito, mas insiste que não faz sentido suspender o trabalho da comissão em curso sobre a Caixa Geral de Depósitos. Catarina Martins esteve esta manhã em Estremoz, onde comentou também o caso das transferências para offshores. A coordenadora do Bloco diz que é preciso ouvir os dois Secretários de Estado dos assuntos fiscais para perceber o que se passou.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.