sicnot

Perfil

Mundo

Alemanha vai restringir atividades dos serviços secretos externos

A Alemanha anunciou esta sexta-feira novas medidas para restringir as atividades dos seus serviços secretos externos após um relatório oficial condenatório revelar um conluio com a norte-americana Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês).

Berlim vai aplicar diretrizes mais rigorosas para regular a cooperação entre os serviços federais de informação externa BND e a NSA. (Arquivo)

Berlim vai aplicar diretrizes mais rigorosas para regular a cooperação entre os serviços federais de informação externa BND e a NSA. (Arquivo)

© Stefanie Loos / Reuters

Berlim vai aplicar diretrizes mais rigorosas para regular a cooperação entre os serviços federais de informação externa BND e a NSA, disse a porta-voz do governo Christiane Wirtz num comunicado.

Wirtz não precisou nem o conteúdo nem o calendário das medidas, mas indicou que o governo tinha "tomado conhecimento" das conclusões de um inquérito sobre as acusações de espionagem visando o BND.

Em 300 páginas, o relatório do investigador designado pelo governo alemão Kurt Graulich ao qual a agência France Presse teve acesso detalha a vigilância efetuada pelo BND em nome da NSA.

A agência norte-americana forneceu aos alemães uma série de "seletores" (palavras-chave, nomes, números de telefone ou de cartões de crédito) que permitiam escutar responsáveis do Ministério dos Negócios Estrangeiros francês, da presidência francesa ou da Comissão Europeia.

Com esta longa lista de responsáveis visados, os norte-americanos "violaram claramente os acordos internacionais", considera Kurt Graulich.

Ao longo dos anos, o BND terá suprimido milhares de "seletores", continuando a cooperação, adianta o relatório, que será apresentado na quinta-feira numa comissão parlamentar de inquérito.

Os resultados do inquérito mostram "falhas técnicas e organizacionais no domínio da vigilância estratégica", resumiu Wirtz sem dar mais pormenores. Mas assinalou: "Não há qualquer indício de espionagem em massa de cidadãos alemães e europeus".

No outono de 2013, informações sobre a escuta de um telemóvel da chanceler Angela Merkel provocaram forte tensão entre Berlim e Washington. "Espionagem entre amigos, isso não deve existir", declarou então Merkel.

Mas além da revelação da vigilância feita por conta da NSA, os media alemães afirmaram em meados deste mês que os serviços secretos alemães espiaram por conta própria vários países aliados.

Lusa

  • Portugal inicia preparação para o Mundial sem Cristiano Ronaldo

    Rumo ao Mundial 2018

    A seleção portuguesa de futebol começa hoje a preparar a participação no Mundial2018, que arranca em 14 de junho, na Rússia, com um treino na Cidade do Futebol, em Oeiras, numa sessão em que são esperadas algumas ausências. O capitão Cristiano Ronaldo, que vai disputar no sábado a final da Liga dos Campeões com o Real Madrid, é baixa certa no arranque dos trabalhos, mas não deve ser o único.

  • Hoje é notícia

    País

    Esta terça-feira realiza-se o funeral do antigo ministro António Arnaut na Figueira da Foz. Em Sintra está previsto o início do julgamento dos 17 agentes da PSP acusados de agredirem jovens da Cova da Moura, concelho da Amadora, no interior da esquadra de Alfragide. Em Oeiras, a seleção portuguesa de futebol começa hoje a preparar a participação no Mundial2018.

  • "Claramente que há mandantes e que foi uma operação organizada"
    4:14

    Crise no Sporting

    Os 23 detidos por suspeitas de terem participado no ataque à Academia de Alcochete ficaram em prisão preventiva. Miguel Sousa Tavares considera que a decisão "é mais para ser exemplar". O comentador da SIC acredita que há mandantes e que esta foi uma "operação organizada". Sousa Tavares diz ainda que os "políticos não têm coragem para impor as leis" e que em Portugal "brinca-se com a lei".

    Miguel Sousa Tavares

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20