sicnot

Perfil

Mundo

Júri espanhol considerou culpados pais adotivos de matarem filha

Um júri popular espanhol decidiu, por unanimidade, culpar um casal pela morte da filha adotiva chinesa, que foi encontrada sem vida num caminho florestal em setembro de 2013.

O veredicto do júri refere que os dois arguidos, uma advogada e um jornalista, mataram a criança com base num plano "acordado" entre os dois.

Os cinco homens e quatro mulheres, que faziam parte do júri, começaram a deliberar segunda-feira e concordaram que a menina não teve oportunidade de se defender.

Os jurados consideraram que os pais adotivos sedaram a menina, asfixiando-a em seguida.

Agora será o juiz que, com base no veredicto do júri, decidirá a sentença, o que poderá demorar várias semanas.

O Ministério Público pediu 18 anos de prisão para ambos, tendo em conta os agravantes de parentesco e abuso de superioridade.

Os advogados de defesa dos pais, que estão divorciados e se encontram em prisão preventiva, pediram que os seus constituintes aguardem em liberdade a decisão do juiz.

Lusa

  • Défice recua quase 400 milhões de euros em janeiro

    Economia

    O buraco das contas públicas atingiu os 625 milhões de euros no primeiro mês de 2017, segundo os dados da execução orçamental. É uma redução de 397 milhões, quando comparado com o mesmo mês do ano passado.

    Em desenvolvimento

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • Portugal é o segundo país da Europa com mais emigrantes
    1:39

    País

    São 2,3 milhões os portugueses que vivem no estrangeiro, ou seja, 22% da população. O último relatório do Observatório da Emigração relativo a 2015 mostra que se manteve o mesmo número de saídas de Portugal para o estrangeiro registadas no pico atingido em 2013: acima das 110 mil por ano. O Reino Unido é o principal país de destino.

  • Descoberta produção de canábis em abrigo nuclear 

    Mundo

    A polícia britânica descobriu, no sul de Inglaterra, um antigo abrigo nuclear subterrâneo adaptado à produção de canábis em grande escala. A operação levou à detenção de cinco homens e um adolescente de 15 anos. Foram também apreendidas milhares de plantas de canábis.

  • Carnaval na Almirante Reis
    2:39

    País

    Lisboa também celebra o Carnaval e esta manhã mais de três mil crianças participaram num desfile pela Avenida Almirante Reis, alunas de escolas públicas e privadas de 24 nacionalidades. Na freguesia de Arroios vivem estrangeiros de 79 nacionalidades.