sicnot

Perfil

Mundo

Primeiro-ministro turco apela à unidade após vitória nas legislativas

O primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, apelou hoje à unidade nacional após o Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP) ter recuperado a maioria absoluta nas eleições legislativas.

© Umit Bektas / Reuters

"Hoje é o dia da vitória. Uma vitória que pertence ao povo", disse um Davutoglu sorridente a uma multidão de apoiantes que se concentrou em Konya, cidade do centro da Anatólia, de onde é natural o primeiro-ministro.

Davutoglu apelou à união de todos os turcos para restabelecer a paz e segurança no país, realçando que, nas eleições de hoje, "ninguém perdeu, todos ganharam".

"Abrimos o coração a todos e não interessa se não votaram em nós. Vamos construir uma nova Turquia com o apoio de todos", afirmou.

Até agora, o presidente turco e também líder do AKP, Recep Erdogan, ainda não fez quaisquer comentários à vitória do partido, que recuperou a maioria absoluta no Parlamento perdida nas legislativas de 07 de junho último.

O AKP, venceu as eleições legislativas de hoje na Turquia e garantiu a maioria absoluta no Parlamento, obtendo 315 dos 550 deputados, com 49,4% dos votos.

Segundo os dados oficiais, o Partido Republicano do Povo (CHP, social-democrata) ficou em segundo lugar, com 24,5% dos votos, seguido pelo Partido da Ação Nacionalista (MHP, direita), com cerca de 12%, ambos muito abaixo do que obtiveram nas eleições de 07 de junho.

O Partido Democrático dos Povos (HDP, pró-curdo) conseguiu, à justa, eleger deputados, ao obter 10,4% dos votos, mais quatro pontos percentuais que o mínimo necessário para chegar à assembleia nacional.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.