sicnot

Perfil

Mundo

Primeiros resultados das eleições turcas dão vantagem ao AKP de Erdogan

Os primeiros resultados provisórios das eleições legislativas de hoje na Turquia estão a dar vantagem ao Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), do presidente turco, Recep Erdogan, indicam as televisões locais.

TOLGA BOZOGLU/EPA

Contados que estão 69% dos boletins, o AKP está com 52% dos votos, enquanto as sondagens preveem que o partido de Erdogan ganhe a votação mas com uma percentagem bastante inferior, entre os 40 a 43%, insuficiente para obter uma maioria absoluta.

Os primeiros resultados provisórios avançados oficialmente, porém, deixam antever a possibilidade de o AKP obter a maioria no Parlamento, permitindo formar Governo sem necessidade de recorrer alianças.

Nas legislativas de junho passado, o AKP perdeu a maioria dos 550 lugares do Parlamento turco, falhando, depois, a formação de um executivo de coligação.

Segundo os primeiros resultados, atrás do AKP segue o Partido Popular Republicano (CHP), com 23% dos votos, à frente do Partido do Movimento Nacionalista (MHP), com 11,3%, e do Partido Popular Democrático, pró-curdo, com 10,7%.

Lusa

  • "O euro como o conhecemos é uma construção imperfeita"
    1:26

    Economia

    O primeiro-ministro diz que o euro como o conhecemos é uma construção imperfeita e que sem regras iguais para todos não é possível a reforma da moeda única. As declarações de António Costa foram feitas esta terça-feira, em Lisboa, numa conferência intitulada de "Consolidar o Euro. Promover a Convergência".

  • "A Miss Helsínquia é a mulher mais feia que já vi num concurso de beleza"

    Mundo

    Sephora Lindsay Ikabala venceu o concurso Miss Helsínquia 2017 e, desde então, tem vindo a ser insultada e criticada nas redes sociais. A nigeriana de 19 anos vive na cidade desde criança. "A Miss Helsínquia é literalmente a mulher mais feia que já vi num concurso de beleza", é apenas um dos muitos comentários que circula nas redes sociais.

  • As propostas Chanel para a próxima estação
    1:34

    Mundo

    Um dos desfiles mais aguardados do mundo da moda aconteceu esta segunda-feira, em Paris, com as propostas da casa Chanel para a próxima estação primavera/verão. No final do desfile, e pela primeira vez em 30 anos, Karl Lagarfeld não deu nenhuma entrevista à comunicação social.