sicnot

Perfil

Mundo

Primeiros resultados das eleições turcas dão vantagem ao AKP de Erdogan

Os primeiros resultados provisórios das eleições legislativas de hoje na Turquia estão a dar vantagem ao Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), do presidente turco, Recep Erdogan, indicam as televisões locais.

TOLGA BOZOGLU/EPA

Contados que estão 69% dos boletins, o AKP está com 52% dos votos, enquanto as sondagens preveem que o partido de Erdogan ganhe a votação mas com uma percentagem bastante inferior, entre os 40 a 43%, insuficiente para obter uma maioria absoluta.

Os primeiros resultados provisórios avançados oficialmente, porém, deixam antever a possibilidade de o AKP obter a maioria no Parlamento, permitindo formar Governo sem necessidade de recorrer alianças.

Nas legislativas de junho passado, o AKP perdeu a maioria dos 550 lugares do Parlamento turco, falhando, depois, a formação de um executivo de coligação.

Segundo os primeiros resultados, atrás do AKP segue o Partido Popular Republicano (CHP), com 23% dos votos, à frente do Partido do Movimento Nacionalista (MHP), com 11,3%, e do Partido Popular Democrático, pró-curdo, com 10,7%.

Lusa

  • O fim do julgamento do caso BPN, seis anos depois
    2:26

    País

    O antigo presidente do BPN José Oliveira Costa tentou adiar o fim do julgamento principal do caso com um recurso para o Tribunal Constitucional. Apesar disso, a leitura do acórdão continua marcada para esta quarta-feira, quase seis anos e meio depois de os 15 arguidos se terem sentado pela primeira vez no banco dos réus.

  • José Oliveira Costa, o rosto do buraco financeiro do BPN
    3:04

    País

    José Oliveira Costa foi o homem forte do BPN durante 10 anos e tornou-se o rosto do gigantesco buraco financeiro. Manteve-se em silêncio durante todo o julgamento, mas falou aos deputados da comissão de inquérito, para negar qualquer envolvimento no escândalo que fez ruir o BPN.

  • Saída do Procedimento por Défice Excessivo marca debate no Parlamento
    1:40
  • Filhos tentam anular casamento de pai de 101 anos

    País

    O casamento de um homem de 101 anos com uma mulher com metade da idade, em Bragança, está a ser contestado judicialmente pelos filhos do idoso, que acusam aquela que era empregada da família de querer ser herdeira.