sicnot

Perfil

Mundo

Exército israelita encerra estação de rádio palestiniana em Hebron

O exército israelita anunciou hoje que encerrou a estação de rádio palestiniana Al Hurria, em Hebron, na Cisjordânia, afirmando que esta difundia "informações falsas" com o fim de incitar a violência.

reuters

Os militares apreenderam o equipamento de rádio, "de modo a impedirem uma campanha de incitamento que provocou uma onda de violência na região nas últimas semanas", referiu o porta-voz do exército, num comunicado hoje divulgado.

A Al Hurria é acusada de "encorajar ataques com facas, distúrbios violentos e de difundir informações falsas e maliciosas, afirmando que as forças de segurança [israelitas] executam e sequestram palestinianos, com o objetivo de provocar violência", indica o mesmo comunicado.

A estação de rádio foi criada em 2002 na Faixa de Gaza pela Fatah, o movimento dirigido pelo Presidente Mahmoud Abbas. A sua sede foi transferida para Hebron depois de os islamitas do Hamas terem tomado o poder na Faixa de Gaza, em 2007.

A rádio já tinha sido fechada em 2002 e novamente em 2008. O exército não indicou durante quanto tempo ficará encerrada.

Desde 01 de outubro passado que os conflitos violentos entre a Palestina e Israel causaram mais de 70 mortos palestinianos e de uma dezena de israelitas.

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura durante a noite. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vitima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.