sicnot

Perfil

Mundo

Exército israelita encerra estação de rádio palestiniana em Hebron

O exército israelita anunciou hoje que encerrou a estação de rádio palestiniana Al Hurria, em Hebron, na Cisjordânia, afirmando que esta difundia "informações falsas" com o fim de incitar a violência.

reuters

Os militares apreenderam o equipamento de rádio, "de modo a impedirem uma campanha de incitamento que provocou uma onda de violência na região nas últimas semanas", referiu o porta-voz do exército, num comunicado hoje divulgado.

A Al Hurria é acusada de "encorajar ataques com facas, distúrbios violentos e de difundir informações falsas e maliciosas, afirmando que as forças de segurança [israelitas] executam e sequestram palestinianos, com o objetivo de provocar violência", indica o mesmo comunicado.

A estação de rádio foi criada em 2002 na Faixa de Gaza pela Fatah, o movimento dirigido pelo Presidente Mahmoud Abbas. A sua sede foi transferida para Hebron depois de os islamitas do Hamas terem tomado o poder na Faixa de Gaza, em 2007.

A rádio já tinha sido fechada em 2002 e novamente em 2008. O exército não indicou durante quanto tempo ficará encerrada.

Desde 01 de outubro passado que os conflitos violentos entre a Palestina e Israel causaram mais de 70 mortos palestinianos e de uma dezena de israelitas.

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.