sicnot

Perfil

Mundo

Jogos para exercitar o cérebro ajudam a melhorar a vida dos idosos

Investigadores do King's College de Londres desenvolveram um pacote com jogos, para computador, que ajuda a estimular o cérebro e testaram em pessoas até aos 60 anos. Resultado: registaram uma melhoria significativa nas tarefas do dia-a-dia como andar de transportes públicos, fazer compras ou tratar das finanças pessoais.

© Suzanne Plunkett / Reuters

Sete mil pessoas até aos 60 anos foram encorajadas a jogar vários jogos online para estimular o cérebro.

O "pacote" usado na experiência tinha exercícios para a resolução de problemas matemáticos a jogos de memória.

Durante seis meses os participantes podiam jogar 10 minutos seguidos, as vezes que quisessem.

O treino deu frutos. Foram registadas melhorias significativas nas tarefas do dia-a-dia, quer no raciocínio, quer na (re)aprendizagem verbal.

"O impacto de um treino como este no cérebro humano é extremamente significativo" disse à Sky News Anne Corbett do Instituto de Psiquiatria, Psicologia e Neurociência do King's College de Londres.

A Sociedade do Alzheimer da Inglaterra já veio dizer que apesar de "os jogos online para estimular o cérebro estarem a tornar-se numa industria multimilionária, estudos como este são vitais para ajudar a compreender de que forma podem, ou não, ajudar a melhorar" os doentes.

Acrescenta ainda que "apesar de este estudo não ter durado tempo suficiente para permitir saber se este conjunto (em particular) de exercícios pode ajudar a prevenir ou diminuir a demência estamos satisfeitos com o impacto positivo que teve na vida dos participantes".

  • Passos nega que resultado das autárquicas ponham em causa liderança do PSD
    7:46
  • PS e PSD trocam acusações sobre Tancos
    1:18
  • Homens vítimas de violência doméstica
    31:17
  • Marcelo mergulha na baía de Luanda
    0:45
  • Marcelo garante que relações com Angola "estão vivas"
    1:50

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou esta segunda-feira as boas relações entre Portugal e Angola. À chegada a Luanda para a posse do novo Presidente angolano João Lourenço, o chefe de Estado português aproveitou para tomar um banho de mar.

  • Défice chegou aos 2.034 milhões em agosto
    1:51

    Economia

    O défice do Estado caiu 1.900 milhões de euros até agosto, em comparação com o ano passado. A recuperação da economia ajudou a baixar o défice, com mais receitas e impostos acima do esperado. Já a despesa pública ficou praticamente inalterada e os pagamentos do Estado em atraso subiram.

  • EUA negam ter declarado guerra à Coreia do Norte

    Mundo

    Os Estados Unidos negaram esta segunda-feira ter declarado guerra à Coreia do Norte e frisaram que Pyongyang não pode disparar contra os seus aviões em águas internacionais, em resposta a uma ameaça do ministro dos Negócios Estrangeiros norte-coreano.

  • Morreu a egípcia que chegou a pesar 500 quilos

    Mundo

    A egípcia Eman Ahmed Abd El Aty, de 37 anos, que chegou a pesar 500 quilos, morreu num hospital de Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, devido a complicações cardíacas na sequência do seu excesso de peso.