sicnot

Perfil

Mundo

Jogos para exercitar o cérebro ajudam a melhorar a vida dos idosos

Investigadores do King's College de Londres desenvolveram um pacote com jogos, para computador, que ajuda a estimular o cérebro e testaram em pessoas até aos 60 anos. Resultado: registaram uma melhoria significativa nas tarefas do dia-a-dia como andar de transportes públicos, fazer compras ou tratar das finanças pessoais.

© Suzanne Plunkett / Reuters

Sete mil pessoas até aos 60 anos foram encorajadas a jogar vários jogos online para estimular o cérebro.

O "pacote" usado na experiência tinha exercícios para a resolução de problemas matemáticos a jogos de memória.

Durante seis meses os participantes podiam jogar 10 minutos seguidos, as vezes que quisessem.

O treino deu frutos. Foram registadas melhorias significativas nas tarefas do dia-a-dia, quer no raciocínio, quer na (re)aprendizagem verbal.

"O impacto de um treino como este no cérebro humano é extremamente significativo" disse à Sky News Anne Corbett do Instituto de Psiquiatria, Psicologia e Neurociência do King's College de Londres.

A Sociedade do Alzheimer da Inglaterra já veio dizer que apesar de "os jogos online para estimular o cérebro estarem a tornar-se numa industria multimilionária, estudos como este são vitais para ajudar a compreender de que forma podem, ou não, ajudar a melhorar" os doentes.

Acrescenta ainda que "apesar de este estudo não ter durado tempo suficiente para permitir saber se este conjunto (em particular) de exercícios pode ajudar a prevenir ou diminuir a demência estamos satisfeitos com o impacto positivo que teve na vida dos participantes".

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.