sicnot

Perfil

Mundo

Mau tempo em Espanha provoca quatro mortos em lar de idosos

Quatro pessoas morreram e cinco ficaram feridas hoje de madrugada devido à inundação de uma residência de idosos em Agramunt, em Lleida, Espanha, provocada pelas fortes chuvas e ventos que atingiram a Catalunha nas últimas horas.

© Eloy Alonso / Reuters

Por volta das quatro da manhã, os bombeiros locais foram chamados ao lar devido ao temporal e aos estragos provocados por uma tromba de água no sótão da resiência, onde se encontravam nove pessoas de mobilidade reduzida, segundo a agência de notícias espanhola Efe.

De acordo com responsáveis dos bombeiros, citados pela Efe, as inundações provocaram a morte de quatro utentes, tendo os restantes sido transportados para o hospital, mas sem risco de vida.

Este primeiro temporal de outono, marcado por fortes chuvas e vento, provocaram a queda de arvores e pequenas inundações em várias zonas da Catalunha e obrigaram os bombeiros a efetuar mais de uma centena de operações durante o dia de segunda-feira.

Lusa

  • Família perde tudo na aldeia de Queirã
    2:32
  • Temperaturas sobem no fim de semana, risco de incêndio aumenta
    1:08

    País

    A chuva que caiu nos últimos dias não deverá ter impactos relevantes na dominuição da seca e, por isso, o risco de incêndios vai voltar a aumentar com nova subida das temperaturas. Os termómetros podem chegar aos 30 graus entre domingo e quarta-feira.

  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão