sicnot

Perfil

Mundo

Quinze imigrantes em hipotermia encontrados em camião frigorífico em França

Quinze imigrantes em hipotermia foram hoje encontrados entre a carga de um camião frigorífico no norte de França, depois de uma busca das autoridades iniciada com um telefonema de um dos homens. As autoridades disseram ter recebido uma "chamada estranha" cerca das 08:00, de "um homem falando inglês com a voz quase inaudível, que parecia estar a sufocar, e que não sabia onde estava".

Reuters

As autoridades não conseguiram fazer o rastreio da chamada, porque estava a ser usado no telefone um cartão estrangeiro, mas muito tempo depois conseguiram descobrir que o interlocutor estava num camião a circular em algum lugar entre Paris e Lille.

O operador que recebeu a chamada também pode ouvir outras pessoas em fundo.

Foram então enviadas ambulâncias para a autoestrada, até que foi detetado um camião numa área de descanso. Com a ajuda dos serviços de assistência da autoestrada conseguiram forçar as portas e encontraram 15 homens, entre os 25 e os 45 anos, cujas nacionalidades não foram divulgadas.

"No interior, no meio de caixas de laranjas, encontraram 15 imigrantes que mal podiam respirar e em diferentes estágios de hipotermia", disse fonte citada pela agência de notícias francesa AFP.

O motorista, que não estava no camião quando este foi aberto mas que regressou de seguida, disse que não sabia que estava a transportar imigrantes mas mesmo assim foi detido.

Um dos imigrantes recebeu tratamento no local e os restantes foram encaminhados para hospitais próximos.

Milhares de imigrantes, especialmente da África Oriental e Médio Oriente, têm viajado por França a caminho do porto norte de Calais, na esperança de chegar à Grã-Bretanha.

Lusa

  • Cavaco apela ao voto contra a eutanásia
    1:09

    País

    A eutanásia será discutida no Parlamento na terça-feira e os deputados do PS e PSD terão liberdade de voto. O PCP e CDS já se anteciparam e garantem que vão votar contra. Cavaco Silva é outra voz crítica em relação a esta questão. O ex-Presidente da República diz que é a decisão mais grave que os deputados podem tomar e apela que nas legislativas de 2019 não se vote nos partidos que forem a favor da morte medicamente assistida.

  • Papa terá pedido a bispos que rejeitem seminaristas homossexuais
    1:15
  • Duquesa de Sussex já tem brasão

    Harry & Meghan

    O Palácio de Kensington apresentou esta sexta-feira o brasão da Duquesa de Sussex, Meghan Markle. O brasão foi criado pelo College of Arms mas teve a ajuda da duquesa para que este fosse "pessoal e representativo".

    SIC

  • Moradores de Lake Worth recebem alerta para invasão de mortos-vivos

    Mundo

    E se de repente recebesse uma mensagem que alertava que a sua cidade estava a ser atacada por mortos-vivos? Foi o que aconteceu com os moradores da cidade norte-americana de Lake Worth, que foram surpreendidos durante a madrugada por uma mensagem de emergência dos serviços estatais, que os avisava de "atividade extrema de mortos-vivos".

    SIC