sicnot

Perfil

Mundo

Quinze imigrantes em hipotermia encontrados em camião frigorífico em França

Quinze imigrantes em hipotermia foram hoje encontrados entre a carga de um camião frigorífico no norte de França, depois de uma busca das autoridades iniciada com um telefonema de um dos homens. As autoridades disseram ter recebido uma "chamada estranha" cerca das 08:00, de "um homem falando inglês com a voz quase inaudível, que parecia estar a sufocar, e que não sabia onde estava".

Reuters

As autoridades não conseguiram fazer o rastreio da chamada, porque estava a ser usado no telefone um cartão estrangeiro, mas muito tempo depois conseguiram descobrir que o interlocutor estava num camião a circular em algum lugar entre Paris e Lille.

O operador que recebeu a chamada também pode ouvir outras pessoas em fundo.

Foram então enviadas ambulâncias para a autoestrada, até que foi detetado um camião numa área de descanso. Com a ajuda dos serviços de assistência da autoestrada conseguiram forçar as portas e encontraram 15 homens, entre os 25 e os 45 anos, cujas nacionalidades não foram divulgadas.

"No interior, no meio de caixas de laranjas, encontraram 15 imigrantes que mal podiam respirar e em diferentes estágios de hipotermia", disse fonte citada pela agência de notícias francesa AFP.

O motorista, que não estava no camião quando este foi aberto mas que regressou de seguida, disse que não sabia que estava a transportar imigrantes mas mesmo assim foi detido.

Um dos imigrantes recebeu tratamento no local e os restantes foram encaminhados para hospitais próximos.

Milhares de imigrantes, especialmente da África Oriental e Médio Oriente, têm viajado por França a caminho do porto norte de Calais, na esperança de chegar à Grã-Bretanha.

Lusa

  • Rui Vitória não espera facilidades frente ao Tondela
    1:34

    Desporto

    O líder do campeonato, o Benfica, recebe este domingo o último classificado, o Tondela. Na conferência de antevisão do encontro, Rui Vitória afirmou que não espera facilidades. O treinador do Benfica falou ainda de Sebastian Coates.

  • O primeiro dia de Donald Trump na Casa Branca
    3:05
  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.