sicnot

Perfil

Mundo

Metade do novo Governo canadiano é composto por mulheres

O novo Governo Federal do Canadá, hoje empossado numa cerimónia que decorreu em Otava, conta pela primeira vez com uma composição paritária de homens e mulheres.

© Blair Gable / Reuters

Na capital do Canadá, no Rideau Hall, a residência oficial do governador-geral, David Johnston, o novo primeiro-ministro do país, Justin trudeau, nomeou para a sua equipa 30 ministros, 19 deles estreantes.

Este é a primeira vez na história canadiana em que metade do elenco governativo é do sexo feminino.

"Estamos em 2015", recordou Justin Trudeau, ao justificar a forte presença feminina no seu executivo.

O novo ministro das Finanças, que foi pela primeira vez eleito deputado, é o empresário milionário de Toronto Bill Morneau.

O novo gabinete inclui alguns nomes com alguma experiência do Partido Liberal (esquerda), nomeadamente John McCallum (Imigração) Stephane Dion (Negócios Estrangeiros) e Ralph Goodael (Segurança Publica).

O Partido Liberal venceu as eleições legislativas do Canadá de 19 de outubro com maioria absoluta, após uma quase uma década de governo conservador.

Foram eleitos dois deputados lusodescendentes, ambos liberais: Peter Fonseca, pelo distrito eleitoral de Mississauga East - Cooksville, na área de Toronto, e Alexandra Mendes, a sul de Montreal, em Brossard-Saint Lambert.

Está agendada para o 13 de novembro, no parlamento em Otava, a cerimónia oficial de tomada de posse dos deputados.

No dia 3 de dezembro vão iniciar-se os trabalhos da legislatura, com o 'Discurso do Trono', que traça os principais objetivos do governo, previsto ser anunciado no dia seguinte.

Lusa

  • Canadá tem novo primeiro-ministro

    Mundo

    Justin Trudeau tem 43 anos, é um antigo professor, e filho de um ex-primeiro ministro do país, Pierre Trudeau. Membro do parlamento desde 2008, e líder do Partido Liberal, torna-se no segundo primeiro-ministro mais novo do Canadá. Restaurar a imagem do país no estrangeiro e aliviar a carga fiscal da classe média são alguns dos objetivos traçados por Justin Trudeau.

  • Novo dia de protestos contra expropriações na ilha do Farol
    2:30

    País

    A sociedade Polis Ria Formosa concluiu a tomada de posse das construções identificadas como ilegais na ilha do Farol, na Ria Formosa, em Faro. No segundo dia da operação, sob fortes protestos da população, os técnicos da Polis, escoltados pela Polícia Marítima, expropriaram hoje mais 18 construções.

  • Cunhado do Rei de Espanha em liberdade sem caução

    Mundo

    Inaki Urdangarin vai mesmo aguardar o desenrolar do recurso em liberdade na Suíça, onde o marido da Infanta Cristina tem residência oficial e onde terá de se apresentar às autoridades uma vez por mês, para além de estar obrigado a comunicar qualquer deslocação fora da Europa. De fora fica ainda o pagamento da caução de 200 mil euros pedida pelo Ministério Público espanhol.

  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • "Isto é uma mentira e tem carimbo de Estado"
    2:12

    Opinião

    O preço das botijas de gás em Portugal duplicou nos últimos 15 anos. José Gomes Ferreira esteve no Jornal da Noite, da SIC, onde explicou este aumento, lembrando que a classe política prometeu que se houvesse mais empresas a operar no mercado, os preços desciam. Contudo, José Gomes Ferreira diz que "isto é uma mentira e tem carimbo de Estado". O Diretor-Adjunto de Informação SIC explicou que como o mercado é livre, os operadores vendem aos preços mais altos que podem, deste modo os preços não variam muito entre uns e outros.

    José Gomes Ferreira