sicnot

Perfil

Mundo

Milhares nas ruas pedem a demissão do governo da Roménia

Mais de 20 mil romenos saíram à rua da capital Bucareste para pedir a demissão do primeiro-ministro e de outros membros do governo e autarcas. Em causa está o incêndio numa discoteca, na última sexta-feira, que fez já 32 mortos e deixou mais de 180 feridos.

© Inquam Photos / Reuters

Nos cartazes que empunhavam podia ler-se a "corrupção mata". A acusação que surge por causa da cedência de licenças e falta de inspeções a espaços que não está habilitada para abrir.

O protesto alastrou-se a outras cidades da Roménia e estão a ser convocadas novas manifestações para os próximos dias.

Entretanto o executivo romeno aprovou uma nova legislação que permite às autoridades encerrarem imediatamente os estabelecimentos que não reúnam as devidas condições de segurança.

  • "Não podemos fazer de Lisboa uma cidade para turistas"
    2:44

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou esta segunda-feira, no Jornal da Noite da SIC, o mandato de Fernando Medina na Câmara de Lisboa. O comentador da SIC defendeu que o autarca tem "muitos problemas por resolver" e que a Câmara tem investido "mais na recuperação de zonas em que os lisboetas praticamente não conseguem ir". Sousa Tavares disse ainda que Lisboa não pode ser uma cidade para turistas.

    Miguel Sousa Tavares

  • "Putin é uma ameaça maior do que o Daesh"
    0:24

    Mundo

    O senador norte-americano John McCain atacou Vladimir Putin dizendo que é uma ameaça maior do que o Daesh. O antigo candidato à Casa Branca acusa a Rússia de querer destruir a democracia ao tentar manipular o resultado das presidenciais dos Estados Unidos.

  • "É muito importante ceder à tentação de se abolir a liberdade"
    1:06