sicnot

Perfil

Mundo

Milhares nas ruas pedem a demissão do governo da Roménia

Mais de 20 mil romenos saíram à rua da capital Bucareste para pedir a demissão do primeiro-ministro e de outros membros do governo e autarcas. Em causa está o incêndio numa discoteca, na última sexta-feira, que fez já 32 mortos e deixou mais de 180 feridos.

© Inquam Photos / Reuters

Nos cartazes que empunhavam podia ler-se a "corrupção mata". A acusação que surge por causa da cedência de licenças e falta de inspeções a espaços que não está habilitada para abrir.

O protesto alastrou-se a outras cidades da Roménia e estão a ser convocadas novas manifestações para os próximos dias.

Entretanto o executivo romeno aprovou uma nova legislação que permite às autoridades encerrarem imediatamente os estabelecimentos que não reúnam as devidas condições de segurança.

  • A morte das sondagens foi ligeiramente exagerada

    Opinião

    Um atentado sem efeitos eleitorais, sondagens que acertaram em praticamente tudo, inexistência do chamado eleitorado envergonhado. E um candidato que se situa no centro político com fortíssimas hipóteses de vencer a segunda volta. As presidenciais francesas tiveram uma chuva de acontecimentos anormais, mas acabam por ser um choque de normalidade. Pelo menos até agora...

    Ricardo Costa

  • Governo quer reduzir gastos com papel na função pública
    1:08

    Economia

    O Governo proibiu a livre utilização das impressoras pelos funcionários públicos. O ministro das Finanças quer assim reduzir em 20% a despesa em consumo de papel e, ao mesmo tempo, minimizar a perigosidades dos resíduos produzidos com as impressoras, no Estado.