sicnot

Perfil

Mundo

EUA e China são as nações menos preocupadas com as alterações climáticas

Os Estados Unidos e a China são os maiores poluidores mundiais, mas os seus cidadãos estão entre os menos preocupados do mundo com as consequências nefastas das alterações climáticas, segundo uma sondagem global hoje divulgada.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Miguel Vidal / Reuters

Só 18% dos inquiridos na China consideraram que as alterações climáticas são um problema muito grave, e 15% declararam-se muito preocupados que o fenómeno possa afetá-los diretamente, de acordo com o Pew Research Center.

Nos Estados Unidos, 45% disseram que as alterações climáticas são muito graves, e uma em três pessoas manifestaram preocupação com danos pessoais em resultado do fenómeno.

Em contraste, o consenso, à escala global, é que as mudanças do clima são um problema premente, que ganha particular relevo quando se aproxima a crucial cimeira do clima, que decorrerá em Paris entre 30 de novembro e 11 de dezembro.

"A maioria nas 40 nações onde foi efetuada a sondagem diz que se trata de um problema sério, e uma média global de 54% considera que é um problema muito grave", lê-se no estudo de opinião, citado pela agência de notícias francesa AFP.

"Além disso, uma média de 78% defende a ideia de o seu país reduzir a emissão de gases com efeito de estufa no âmbito de um acordo internacional em Paris", acrescenta o documento.

A sondagem foi realizada entre março e maio, junto de uma amostra de 45.435 adultos, entrevistados pessoalmente e por telefone, em 40 países.

Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.