sicnot

Perfil

Mundo

EUA e China são as nações menos preocupadas com as alterações climáticas

Os Estados Unidos e a China são os maiores poluidores mundiais, mas os seus cidadãos estão entre os menos preocupados do mundo com as consequências nefastas das alterações climáticas, segundo uma sondagem global hoje divulgada.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Miguel Vidal / Reuters

Só 18% dos inquiridos na China consideraram que as alterações climáticas são um problema muito grave, e 15% declararam-se muito preocupados que o fenómeno possa afetá-los diretamente, de acordo com o Pew Research Center.

Nos Estados Unidos, 45% disseram que as alterações climáticas são muito graves, e uma em três pessoas manifestaram preocupação com danos pessoais em resultado do fenómeno.

Em contraste, o consenso, à escala global, é que as mudanças do clima são um problema premente, que ganha particular relevo quando se aproxima a crucial cimeira do clima, que decorrerá em Paris entre 30 de novembro e 11 de dezembro.

"A maioria nas 40 nações onde foi efetuada a sondagem diz que se trata de um problema sério, e uma média global de 54% considera que é um problema muito grave", lê-se no estudo de opinião, citado pela agência de notícias francesa AFP.

"Além disso, uma média de 78% defende a ideia de o seu país reduzir a emissão de gases com efeito de estufa no âmbito de um acordo internacional em Paris", acrescenta o documento.

A sondagem foi realizada entre março e maio, junto de uma amostra de 45.435 adultos, entrevistados pessoalmente e por telefone, em 40 países.

Lusa

  • Não houve negligência médica no caso do jovem que morreu em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.