sicnot

Perfil

Mundo

Gás mostarda utilizado em combates na Síria

Especialistas em armas químicas concluíram que foi utilizado gás mostarda em combates entre grupos rebeldes na Síria em agosto, indicaram hoje fontes da Organização para a Proibição das Armas Químicas (OIAC).

Reuters/Arquivo

Reuters/Arquivo

© Muzaffar Salman / Reuters

O gás foi utilizado em Marea, uma cidade da província de Alepo, no norte da Síria, a 21 de agosto, precisaram as fontes, citadas pela agência de notícias francesa AFP, sublinhando que se trata da primeira confirmação da utilização de gás mostarda no país.

Este tipo de gás é incolor e muito tóxico, provocando graves ulcerações na pele e irritações nos olhos e no aparelho respiratório, bem como lesões neurológicas e gastrointestinais e destruição de tecidos e vasos sanguíneos.

Lusa

  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efectivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21