sicnot

Perfil

Mundo

Gás mostarda utilizado em combates na Síria

Especialistas em armas químicas concluíram que foi utilizado gás mostarda em combates entre grupos rebeldes na Síria em agosto, indicaram hoje fontes da Organização para a Proibição das Armas Químicas (OIAC).

Reuters/Arquivo

Reuters/Arquivo

© Muzaffar Salman / Reuters

O gás foi utilizado em Marea, uma cidade da província de Alepo, no norte da Síria, a 21 de agosto, precisaram as fontes, citadas pela agência de notícias francesa AFP, sublinhando que se trata da primeira confirmação da utilização de gás mostarda no país.

Este tipo de gás é incolor e muito tóxico, provocando graves ulcerações na pele e irritações nos olhos e no aparelho respiratório, bem como lesões neurológicas e gastrointestinais e destruição de tecidos e vasos sanguíneos.

Lusa

  • Governo recomenda retirada de livros polémicos da Porto Editora

    País

    A Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, "por orientação do ministro adjunto", recomendou hoje à Porto Editora a retirada do mercado dos blocos de atividades que fazem distinção entre rapazes e raparigas. O organismo considera que podem estar em causa a "diferenciação e desvalorização do papel das raparigas no espaço público e dos rapazes no espaço privado".

    Ricardo Rosa

  • Enfermeiros especialistas em saúde materna retomam protesto 

    País

    Os enfermeiros especialistas em saúde materna e obstetrícia voltam quinta-feira de manhã a interromper as funções especializadas, o que pode afetar blocos de parto e maternidades. Queixam-se de "falta de resposta política adequada" e "ausência de acordos sérios".

  • Cristas vaiada em bairro de Chelas
    1:44

    Autárquicas 2017

    Assunção Cristas promete mudanças na Gebalis, a empresa municipal que gere os bairros sociais em Lisboa. Esta manhã, a candidata do CDS à câmara visitou um bairro de Chelas, onde foi vaiada por alguns populares.

  • Prestação da casa aumenta pela primeira vez desde 2014
    1:17

    Economia

    Pela primeira vez em três anos, as taxas de juro do crédito à habitação, estão a subir. A subida é de apenas 1 euro, mas é a primeira desde 2014, depois de em maio deste ano ter estabilizado e em junho ter descido. A justificação para este aumento é a evolução das taxas euribor.

  • "Em vez de ajudarem, estavam a tirar fotos dela a morrer"
    1:13
  • Criança irrequieta domina noticiário britânico
    1:19