sicnot

Perfil

Mundo

Gás mostarda utilizado em combates na Síria

Especialistas em armas químicas concluíram que foi utilizado gás mostarda em combates entre grupos rebeldes na Síria em agosto, indicaram hoje fontes da Organização para a Proibição das Armas Químicas (OIAC).

Reuters/Arquivo

Reuters/Arquivo

© Muzaffar Salman / Reuters

O gás foi utilizado em Marea, uma cidade da província de Alepo, no norte da Síria, a 21 de agosto, precisaram as fontes, citadas pela agência de notícias francesa AFP, sublinhando que se trata da primeira confirmação da utilização de gás mostarda no país.

Este tipo de gás é incolor e muito tóxico, provocando graves ulcerações na pele e irritações nos olhos e no aparelho respiratório, bem como lesões neurológicas e gastrointestinais e destruição de tecidos e vasos sanguíneos.

Lusa

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.