sicnot

Perfil

Mundo

Um morto e cinco feridos em queda de barreira de depósito de mina no Brasil

A queda de uma barreira de um depósito gigante de resíduos de um complexo mineiro no estado brasileiro de Minas Gerais provocou na quinta-feira um morto e cinco feridos, segundo fonte sindical.

"Por agora, só confirmamos a morte de uma pessoa de ataque cardíaco depois de ter testemunhado o incidente e pelo menos cinco feridos hospitalizados", disse à agência AFP, Ronaldo Bento, presidente do sindicato dos trabalhadores daquela mina, localizada a 23 quilómetros da cidade de Mariana.

O portal G1, do grupo Globo, noticiou anteriormente a existência de 10 mortos e 45 desaparecidos, citando uma fonte do sindicato mineiro local.

A empresa Samarco, proprietária do local onde ocorreu o acidente, não confirmou até ao momento a existência de vítimas, nem os bombeiros ou a proteção civil, que destacaram várias equipas para o local.

A queda da barreira no depósito da mina, onde trabalham 25 pessoas, provocou o deslizamento de "lamas tóxicas e de resíduos minerais que se espalharam ao longo de 20 quilómetros", disse Ronaldo Bento.

O acidente ocorreu cerca das 16:20 locais (18:20 em Lisboa) entre as cidades históricas de Ouro Preto e Mariana.

O deslizamento de lamas atingiu a cidade de Bento Rodrigues, onde residem cerca de 600 pessoas, a maioria funcionários do complexo industrial mineiro.

Os habitantes no vale atingido pelo deslizamento de terras foram retirados do local.

Lusa

  • Junta de Santa Maria Maior no centro de Lisboa contra despejos de idosos
    3:02
  • "Não há nenhuma meta com Bruxelas", garante Centeno no Parlamento
    0:57

    Economia

    O ministro das Finanças afirma que o Programa de Estabilidade é debatido em Lisboa e não em Bruxelas.Esta manhã, no Parlamento, Mário Centeno assegurou ainda que as metas são as mesmas com que se comprometeu no programa do Governo e garante que não há nenhuma meta acordada com Bruxelas.