sicnot

Perfil

Mundo

Um morto e cinco feridos em queda de barreira de depósito de mina no Brasil

A queda de uma barreira de um depósito gigante de resíduos de um complexo mineiro no estado brasileiro de Minas Gerais provocou na quinta-feira um morto e cinco feridos, segundo fonte sindical.

"Por agora, só confirmamos a morte de uma pessoa de ataque cardíaco depois de ter testemunhado o incidente e pelo menos cinco feridos hospitalizados", disse à agência AFP, Ronaldo Bento, presidente do sindicato dos trabalhadores daquela mina, localizada a 23 quilómetros da cidade de Mariana.

O portal G1, do grupo Globo, noticiou anteriormente a existência de 10 mortos e 45 desaparecidos, citando uma fonte do sindicato mineiro local.

A empresa Samarco, proprietária do local onde ocorreu o acidente, não confirmou até ao momento a existência de vítimas, nem os bombeiros ou a proteção civil, que destacaram várias equipas para o local.

A queda da barreira no depósito da mina, onde trabalham 25 pessoas, provocou o deslizamento de "lamas tóxicas e de resíduos minerais que se espalharam ao longo de 20 quilómetros", disse Ronaldo Bento.

O acidente ocorreu cerca das 16:20 locais (18:20 em Lisboa) entre as cidades históricas de Ouro Preto e Mariana.

O deslizamento de lamas atingiu a cidade de Bento Rodrigues, onde residem cerca de 600 pessoas, a maioria funcionários do complexo industrial mineiro.

Os habitantes no vale atingido pelo deslizamento de terras foram retirados do local.

Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.