sicnot

Perfil

Mundo

Um morto e cinco feridos em queda de barreira de depósito de mina no Brasil

A queda de uma barreira de um depósito gigante de resíduos de um complexo mineiro no estado brasileiro de Minas Gerais provocou na quinta-feira um morto e cinco feridos, segundo fonte sindical.

"Por agora, só confirmamos a morte de uma pessoa de ataque cardíaco depois de ter testemunhado o incidente e pelo menos cinco feridos hospitalizados", disse à agência AFP, Ronaldo Bento, presidente do sindicato dos trabalhadores daquela mina, localizada a 23 quilómetros da cidade de Mariana.

O portal G1, do grupo Globo, noticiou anteriormente a existência de 10 mortos e 45 desaparecidos, citando uma fonte do sindicato mineiro local.

A empresa Samarco, proprietária do local onde ocorreu o acidente, não confirmou até ao momento a existência de vítimas, nem os bombeiros ou a proteção civil, que destacaram várias equipas para o local.

A queda da barreira no depósito da mina, onde trabalham 25 pessoas, provocou o deslizamento de "lamas tóxicas e de resíduos minerais que se espalharam ao longo de 20 quilómetros", disse Ronaldo Bento.

O acidente ocorreu cerca das 16:20 locais (18:20 em Lisboa) entre as cidades históricas de Ouro Preto e Mariana.

O deslizamento de lamas atingiu a cidade de Bento Rodrigues, onde residem cerca de 600 pessoas, a maioria funcionários do complexo industrial mineiro.

Os habitantes no vale atingido pelo deslizamento de terras foram retirados do local.

Lusa

  • Confirmada prisão dos portugueses que gravaram nome no portão de Auschwitz

    Mundo

    Dois adolescentes católicos portugueses foram condenados a um ano de prisão com pena suspensa, por terem gravado os nomes na porta da entrada principal de Auschwitz-Birkenau. O tribunal de primeira instância de Oswiecim já tinha condenado os jovens e o tribunal de Cracóvia confirmou esta quarta-feira a pena aplicada.

  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.