sicnot

Perfil

Mundo

Mais militares norte-americanos poderão ir para a Síria

Mais militares poderiam "absolutamente" ser colocados na Síria, se Washington identificasse mais "forças locais capazes" como parceiros na luta contra o movimento Estado Islâmico, disse hoje o secretário de Estado da Defesa dos Estados Unidos da América.

© POOL New / Reuters

Ashton Carter falava à ABC News cerca de uma semana depois da Casa Branca anunciar a distribuição de "menos de 50" operações especiais no norte do país afetado pela guerra, para reforçar as forças que enfrentam os combatentes do grupo Estado Islâmico.

Para obter uma vitória, considerou, "é necessário ter forças locais envolvidas que possam manter a paz", depois de serem ajudadas a obter essa paz, disse Ashton Carter numa entrevista a bordo de um navio no mar da China.

"Agora essas [forças locais] são difíceis de encontrar no Iraque e na Síria", defendeu.

"Se encontrarmos mais grupos que desejem lutar" contra o movimento Estado Islâmico e "sejam capazes e motivados, faremos mais. O Presidente indicou um desejo de fazer mais, eu estou preparado para recomendar que faça mais, mas temos de ter forças locais capazes - essa é a chave para uma vitória sustentável", salientou o responsável.

Quando questionado se isso queria dizer mais forças norte-americanas no terreno, Ashton Carter respondeu: "Absolutamente".

A autorização de Barack Obama para a primeira deslocação permanente de forças norte-americanas para a Síria seguiu-se a um longo período de recusa da presença dos soldados dos EUA naquele país, onde mais de 250 mil pessoas foram mortas desde 2011.

Lusa

  • Traço contínuo às curvas
    2:42
  • Quando se pode circular pela esquerda? A GNR explica (e fiscaliza)
    5:46

    Edição da Manhã

    A regra aplica-se a autoestradas e outras vias com esse perfil mas dentro das localidades há exceções. A Guarda Nacional Republicana está a promover em todo o território nacional várias ações de sensibilização e fiscalização no sentido de prevenir e reprimir a circulação de veículos pela via do meio ou da esquerda quando não exista tráfego nas vias da direita. O major Paulo Gomes, da GNR, esteve na Edição da Manhã. 

  • Reservas de viagens na Páscoa e no verão aumentaram
    1:19

    Economia

    As reservas de viagens no período da Páscoa e do verão aumentaram este ano, tanto para o estrangeiro como para dentro de Portugal. O Algarve, a Madeira e os Açores continuam a ser os destinos de eleição. Os portugueses estão também a marcar férias com mais antecedência, uma das receitas para conseguir melhores preços.

  • Cristas calcula défice de 3,7% sem "cortes cegos" das cativações
    0:45

    Economia

    Assunção Cristas diz que o défice de 2,1% só foi conseguido porque o Governo fez cortes cegos na despesa pública. Esta manhã, depois de visitar uma unidade de cuidados continuados em Sintra, a presidente do CDS-PP afirmou que, pelas contas do partido, sem cativações, o défice estaria nos 3,7%.

  • Escada rolante inverte sentido e varre dezenas de pessoas
    1:15
  • Sol influencia alterações climáticas na Terra

    Mundo

    As flutuações da atividade solar têm um efeito sobre o clima da Terra, concluiu um estudo de investigadores suíços, que conseguiu, pela primeira vez, estimar a influência do Sol no aquecimento do planeta.