sicnot

Perfil

Mundo

Uma bebida energética por dia aumenta o risco de problemas cardíacos

A ingestão de apenas uma bebida energética por dia aumenta o risco de problemas cardíacos em jovens adultos. A bebida provoca picos nos níveis tanto da hormona do stress - a noradrenalina - como sobre a pressão arterial que são nocivos.

© Wolfgang Rattay / Reuters

A investigação foi feita nos Estados Unidos e envolveu 25 voluntários com mais de 18 anos, sem historial de problemas cardiovasculares. Um primeiro grupo ingeriu a bebida energética e, cerca de meia-hora depois, o nível da noradrenalina no organismo aumentou quase 74%. Quem tomou um bebida falsa, registou um aumento de 31%.

No primeiro grupo, a pressão arterial aumentou 6,4%, enquanto que no segundo grupo subiu 1%. São alterações que potenciam problemas cardíacos, mesmo em adultos saudáveis. Naqueles que têm já predisposição para estas doenças, que tenham hipertensão ou batimento cardíaco irregular, o receio é maior.

A bebida energética que foi dada ao primeiro grupo dos voluntário foi a mais vendida nos Estados Unidos - Rockstar. Contém 240 mg de cafeína (cerca do dobro da quantidade numa chávena de café) e 2,000 mg de taurina (uma substância química estimulante). Tem ainda extrato de semente de guaraná, raíz de gingseng e cardo-mariano.

  • Banco de Portugal melhora previsões de crescimento económico

    Economia

    O PIB vai crescer 1,8% em 2017 e regressar ao nível de 2008, de acordo com a previsão revista em alta do Banco de Portugal (BdP). No próximo ano, o desemprego deverá cair gradualmente e ficará abaixo dos 8% em 2019. Quanto às exportações, prevê que cresçam 6% em 2017.

    Em atualização

  • O Brexit começou
    1:42
  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.

  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.