sicnot

Perfil

Mundo

Uma bebida energética por dia aumenta o risco de problemas cardíacos

A ingestão de apenas uma bebida energética por dia aumenta o risco de problemas cardíacos em jovens adultos. A bebida provoca picos nos níveis tanto da hormona do stress - a noradrenalina - como sobre a pressão arterial que são nocivos.

© Wolfgang Rattay / Reuters

A investigação foi feita nos Estados Unidos e envolveu 25 voluntários com mais de 18 anos, sem historial de problemas cardiovasculares. Um primeiro grupo ingeriu a bebida energética e, cerca de meia-hora depois, o nível da noradrenalina no organismo aumentou quase 74%. Quem tomou um bebida falsa, registou um aumento de 31%.

No primeiro grupo, a pressão arterial aumentou 6,4%, enquanto que no segundo grupo subiu 1%. São alterações que potenciam problemas cardíacos, mesmo em adultos saudáveis. Naqueles que têm já predisposição para estas doenças, que tenham hipertensão ou batimento cardíaco irregular, o receio é maior.

A bebida energética que foi dada ao primeiro grupo dos voluntário foi a mais vendida nos Estados Unidos - Rockstar. Contém 240 mg de cafeína (cerca do dobro da quantidade numa chávena de café) e 2,000 mg de taurina (uma substância química estimulante). Tem ainda extrato de semente de guaraná, raíz de gingseng e cardo-mariano.

  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Governo garante que programa de ajuda alimentar será executado em 2017
    2:56

    País

    O Governo não executou o programa europeu que, no ano passado, apoiou 400 mil portugueses e é acusado de ter desperdiçado este ano 28 milhões de euros em ajuda alimentar. O ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva, garante que o programa será executado em 2017 e que este ano serviu para tomar medidas no sentido dessa implementação.

  • Sol e calor teimam em ficar para o Natal
    1:50

    País

    Com o Natal à porta, o sol teima em ficar um pouco por todo o país. Até a norte as temperaturas estão altas para esta época do ano com o distrito do Porto a rondar os 18 graus.

  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47