sicnot

Perfil

Mundo

Medo de nova rutura de barragem no Brasil aumenta zona de segurança

O medo da rutura de uma terceira barragem na cidade brasileira de Mariana, no estado de Minas Gerais, fez as autoridades aumentarem a zona de segurança restrita ao acesso da população de três para dez quilómetros.

(arquivo)

(arquivo)

© Ricardo Moraes / Reuters

"A barragem Germano trincou [rachou] e há risco de rompimento [rutura]", afirmou o tenente Sebastião Nogueira, do Batalhão de Choque da 3.ª Companhia de Missões Especiais de Lagoa Santa, citado pelo jornal O Estado de Minas.

Duas barragens da empresa Samarco, participada da mineradora Vale, romperam-se na última quinta-feira e a lama com resíduos de minérios invadiu a localidade de Bento Rodrigues, deixando pelo menos oito mortos, 20 desaparecidos, e 158 casas destruídas, segundo um balanço divulgado hoje pelas autoridades.

Das oito vítimas fatais encontradas, cinco foram identificadas, incluindo duas crianças, de cinco e sete anos. O acesso ao distrito de Bento Rodrigues está completamente bloqueado por polícias militares.

Os bombeiros mudaram a estratégia de buscas face à instabilidade da terceira barragem, e os moradores que seguiam para suas casas, para tentar buscar pertences abandonados no momento das ruturas da quinta-feira, foram impedidos de seguir, ainda segundo o diário de Minas Gerais.

Três abalos sísmicos foram sentidos na região na manhã de terça-feira, segundo o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, citado pelo portal de notícias G1. Ainda não há a certeza sobre se os tremores são naturais ou desencadeados pela rutura dos reservatórios.

A empresa Samarco informou a imprensa local que faz obras para dar mais estabilidade à mina e que irá instalar sismógrafos em pontos estratégicos das barragens.

O Governo federal brasileiro reconheceu hoje, em decreto publicado no Diário Oficial, a situação de emergência em Mariana, o que facilita a alocação de recursos para a área.

A lama com resíduos de minério atingiu o Rio Doce e está a chegar a outras cidades de Minas Gerais e do Estado vizinho do Espírito Santo. Em Governador Valadares, foi decretado estado de calamidade pública, pois o abastecimento de água foi comprometido pela contaminação.

Lusa

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi o deputado eleito pelo círculo de Braga. Agora vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Esta saída pode colocar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.