sicnot

Perfil

Mundo

Dilma anuncia multa de 61,5 milhões a empresa responsável pela barragem

A Presidente brasileira Dilma Rousseff anunciou hoje uma multa de 250 milhões de reais (61,5 milhões de euros) à empresa Samarco, responsável pela barragem que se rompeu em Minas Gerais e provocou pelo menos seis mortos e 21 desaparecidos.

Dilma Roussef, Presidente do Brasil.

Dilma Roussef, Presidente do Brasil.

© Lehtikuva Lehtikuva / Reuters

"As empresas têm de ser responsabilizadas por várias coisas. Primeiro, pelo atendimento emergencial da população. Segundo, por buscas de soluções mais estáveis, mais perenes. E, terceiro, pela reconstrução", disse Rousseff, citada pelo jornal Valor Econômico, em conferência de imprensa na cidade Governador Valadares, em Minas Gerais.

A Presidente realçou que a Samarco violou legislações ambientais e citou as proprietárias da mineradora, a brasileira Vale e a anglo-australiana BHP Billiton.

Hoje à hoje, Rousseff sobrevoou a região afetada, uma semana após a rutura de duas barragens da Samarco na cidade de Mariana.

A lama com resíduos da mineração invadiu o distrito de Bento Rodrigues, onde destruiu mais de 150 casas, e espalhou-se pelo Rio Doce, afetando a distribuição de água em cidades dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Rousseff afirmou na conferência que a multa preliminar se deve ao dano ambiental e no património público, na bacia hidrográfica e a interrupção de energia elétrica, mas os estados atingidos também poderão pedir reparações, segundo a imprensa brasileira.

A Justiça na cidade de Governador Valadares determinou que a Samarco forneça água ao município, devido à contaminação do Rio Doce.

Lusa

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Divulgado vídeo dos bambardeamentos contra o Daesh no Iraque
    0:42
  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.