sicnot

Perfil

Mundo

Começa julgamento de ativistas angolanos

Começa julgamento de ativistas angolanos

Começaram hoje a ser julgados, em Luanda, os 17 ativistas acusados de preparem uma rebelião. Entre eles está o luso-angolano Luaty Beirão que esteve 36 dias em greve de fome. O advogado de Luaty Beirão espera que os juízes que conduzem este julgamento façam justiça. Luis Nascimento falou esta manhã à SIC e voltou a referir que o facto da defesa não ter tido acesso ao processo terá influência no processo.

O julgamento começou esta manhã, na 14ª secção do Tribunal Provincial de Luanda e até sexta-feira estão programadas sessões diárias.

Os advogados de defesa dizem que não chegaram a ter acesso ao processo que conta com mais de mil páginas, escutas e vídeos.

Os 17 arguidos são estudantes, professores do ensino superior, engenheiros, jornalistas e um militar da Força Aérea angolama, com idades entre os 18 e os 33 anos. Quinze estão em prisão preventiva

Todos eles estão acusados de estarem a preparar uma rebelião e um atentado contra presidente angolano José Eduardo dos Santos.

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..