sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 26 estados norte-americanos recusam refugiados sírios

Pelo menos 26 dos 50 estados norte-americanos, quase todos sob controlo político republicano, desafiaram o Presidente Barack Obama, ao negarem acolher refugiados sírios após os atentados da passada sexta-feira em Paris.

© Alkis Konstantinidis / Reuter

Os estados dispostos a encerrar as portas aos refugiados sírios são o Arizona, Alabama, Arkansas, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Flórida, Geórgia, Ilinóis, Idaho, Indiana, Iowa, Kansas, Luisiana, Maine, Michigan, Mississípi, Massachusetts, Nebrasca, Nova Jersey, Novo México, Ohio, Oklahoma, Tennessee, Texas e Wisconsin, dirigidos por governadores do Partido Republicano.

A lista também inclui o estado do New Hampshire, liderado por uma governadora democrata, o mesmo partido de Obama.

Os governadores anunciaram a sua recusa depois de num dos lugares dos atentados em Paris ter sido encontrado um passaporte com o nome de um cidadão sírio que entrou na Europa como refugiado, embora não haja certezas de que pertencesse à pessoa junto à qual o documento foi encontrado ou mesmo que seja um documento verdadeiro.

Vários estados dos EUA liderados por governadores democratas, como o Connecticut, Vermont e Pensilvânia, garantiram que as suas portas continuam abertas para os refugiados que fogem do conflito na Síria.

Lusa

  • Governo sírio só aceitará cessar-fogo após retirada de rebeldes
    1:29

    Mundo

    O Presidente sírio Bashar Al- Assad diz que só aceitará um acordo de cessar-fogo em Alepo que inclua a retirada de todos os rebeldes da cidade. Na Alemanha, Merkel considerou que a situação na Síria é vergonhosa devido à incapacidade da comunidade internacional aliviar o conflito.

  • Quando se confunde o pedal do travão com o acelerador
    0:38

    Mundo

    Na China, chegam imagens de um acidente fora do normal. Um homem parou o carro e saiu para cumprimentar um amigo. Enquanto conversavam, a viatura começou a descair lentamente. O condutor correu de imediato para o carro. Com as mãos já no volante, tentou evitar o pior mas em vez de carregar no travão, carregou no acelerador.

  • Como (não) travar no gelo
    1:02

    Mundo

    Um vídeo gravado em Montreal, no Canadá, mostra como é quase impossível travar em estradas cobertas de gelo.