sicnot

Perfil

Mundo

Samarco paga 262 milhões de dólares de indemnização por danos ambientais

A empresa brasileira Samarco vai pagar 262 milhões de dólares de indemnização por danos ambientais causados pela rutura de uma barreira de um depósito de resíduos de um complexo mineiro no estado de Minas Gerais.

© Ricardo Moraes / Reuters

O acordo foi assinado hoje entre a empresa, o Ministério Público Federal e o Ministério Público do estado de Minas Gerais e acumula com as multas já anunciadas pelo Governo e pela justiça brasileira.

Os fundos vão ser utilizados para a criação de medidas de prevenção, contenção, mitigação, recuperação e compensação provocados pelo derrame de resíduos, que provocou pelo menos 11 mortos.

O Governo brasileiro já tinha anunciado a semana passada que a empresa iria ser multada em 65 milhões de dólares por danos ambientais.

Um tribunal de Minas Gerais também ordenou o bloqueio de 78 milhões de dólares da conta bancária da empresa para ajudar as pessoas afetadas.

Segundo o último balanço oficial, 12 pessoas continuam desaparecidas.

Lusa

  • Primeiro-ministro hoje na cidade da Praia 

    País

    O primeiro-ministro, António Costa, está hoje em Cabo Verde para a a IV cimeira bilateral entre Portugal e aquele país africano, aproveitando a passagem pela cidade da Praia para inaugurar a escola portuguesa.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.