sicnot

Perfil

Mundo

Samarco paga 262 milhões de dólares de indemnização por danos ambientais

A empresa brasileira Samarco vai pagar 262 milhões de dólares de indemnização por danos ambientais causados pela rutura de uma barreira de um depósito de resíduos de um complexo mineiro no estado de Minas Gerais.

© Ricardo Moraes / Reuters

O acordo foi assinado hoje entre a empresa, o Ministério Público Federal e o Ministério Público do estado de Minas Gerais e acumula com as multas já anunciadas pelo Governo e pela justiça brasileira.

Os fundos vão ser utilizados para a criação de medidas de prevenção, contenção, mitigação, recuperação e compensação provocados pelo derrame de resíduos, que provocou pelo menos 11 mortos.

O Governo brasileiro já tinha anunciado a semana passada que a empresa iria ser multada em 65 milhões de dólares por danos ambientais.

Um tribunal de Minas Gerais também ordenou o bloqueio de 78 milhões de dólares da conta bancária da empresa para ajudar as pessoas afetadas.

Segundo o último balanço oficial, 12 pessoas continuam desaparecidas.

Lusa

  • Pagaram 10 libras por diamante que vale milhares

    Mundo

    Há 30 anos um comprador adquiriu um anel de diamantes de 26.27 quilates por apenas 10 libras (cerda de 11 euros) numa feira em Isleworth, no oeste Londres. O proprietário passeou durante três décadas com uma peça que valia cerca de 350.000 libras (407.000€) e não sabia. Confessa que até a usava durante as tarefas domésticas.

    SIC

  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.

  • Caçador morre esmagado por elefante

    Mundo

    Um famoso caçador morreu na sexta-feira após ser esmagado por um elefante quando estava a caçar. A morte foi confirmada pelas autoridades do Zimbabué, que adiantaram ainda que o animal foi morto por um dos caçadores do grupo de Theunis Botha.