sicnot

Perfil

Mundo

Samarco paga 262 milhões de dólares de indemnização por danos ambientais

A empresa brasileira Samarco vai pagar 262 milhões de dólares de indemnização por danos ambientais causados pela rutura de uma barreira de um depósito de resíduos de um complexo mineiro no estado de Minas Gerais.

© Ricardo Moraes / Reuters

O acordo foi assinado hoje entre a empresa, o Ministério Público Federal e o Ministério Público do estado de Minas Gerais e acumula com as multas já anunciadas pelo Governo e pela justiça brasileira.

Os fundos vão ser utilizados para a criação de medidas de prevenção, contenção, mitigação, recuperação e compensação provocados pelo derrame de resíduos, que provocou pelo menos 11 mortos.

O Governo brasileiro já tinha anunciado a semana passada que a empresa iria ser multada em 65 milhões de dólares por danos ambientais.

Um tribunal de Minas Gerais também ordenou o bloqueio de 78 milhões de dólares da conta bancária da empresa para ajudar as pessoas afetadas.

Segundo o último balanço oficial, 12 pessoas continuam desaparecidas.

Lusa

  • Governo quer reduzir gastos com papel na função pública
    1:08

    Economia

    O Governo proibiu a livre utilização das impressoras pelos funcionários públicos. O ministro das Finanças quer assim reduzir em 20% a despesa em consumo de papel e, ao mesmo tempo, minimizar a perigosidades dos resíduos produzidos com as impressoras, no Estado.