sicnot

Perfil

Mundo

Coreia do Sul aceita proposta do Norte para conversações preliminares

A Coreia do Sul aceitou hoje a realização de conversações preliminares, de preparação para um encontro de alto nível, proposta pela Coreia do Norte, de acordo com o Ministério da Unificação de Seul, citado pela agência oficial chinesa, Xinhua.

© KCNA KCNA / Reuters

O Ministério da Unificação, responsável pela gestão das relações entre as duas Coreias, aceitou, assim, que estas negociações decorram no dia 26 deste mês, na Tongil House, um edifício administrativo na localidade fronteiriça de Panmunjom.

A Coreia do Norte tinha avançado com a proposta, no seguimento do acordo entre os dois países em agosto.

Após uma escalada da tensão militar, as duas Coreias chegaram a um acordo no verão que inclui o compromisso de retomar as negociações de alto nível.

De acordo com os termos desse acordo, Seul desligou os altifalantes com mensagens de propaganda na fronteira, depois de o Norte lamentar as explosões que feriram dois soldados sul-coreanos.

A Coreia do Sul interpretou o lamento como um "pedido de desculpas", mas a Comissão Nacional de Defesa do Norte já veio sublinhar que apenas desejava expressar compreensão e simpatia.

Lusa

  • Trabalharia horas extra sem ser pago? E feriados?  
    1:25
  • UE dá "luz verde" para início das negociações do Brexit

    Brexit

    Os 27 Estados-membros da União Europeia aprovaram esta segunda-feira a autorização para o início das negociações do Brexit, indicando formalmente o final de junho para início do processo de saída do Reino Unido, que se prolongará por dois anos.

  • Donald Trump em Israel
    2:14
  • Regras secretas do Facebook permitem divulgação de imagens violentas

    Mundo

    A política interna da empresa Facebook defende que nem todos os vídeos violentos publicados na rede social devem ser apagados porque "não quer censurar ou punir pessoas em perigo". A revelação é feita pelo jornal britânico The Guardian após uma investigação em que conseguiu ter acesso ao manual interno.