sicnot

Perfil

Mundo

Donald Trump defende restabelecimento da tortura por simulação de afogamento

Donald Trump, candidato às primárias republicanas para as presidenciais dos Estados Unidos de 2016, disse hoje que é favorável ao restabelecimento da simulação de afogamento, um método de interrogatório considerado como tortura.

Reuters

Reuters

© Marvin Gentry / Reuters

No programa de domingo "This Week", do canal de televisão ABC, Donald Trump afirmou que reestabelecerá "absolutamente" a simulação de afogamento como método de interrogatório, considerando que o grupo radical Estado Islâmico (Daesh) faria muito pior.

O "waterboarding", ou simulação de afogamento, que consiste em deitar água na cara e nas vias respiratórias do prisioneiro que está de olhos tapados, foi uma técnica de tortura utilizada pela CIA após os atentados de 11 de setembro de 2001 por iniciativa do antigo presidente norte-americano George Bush.

A simulação de afogamento é considerada tortura pelas Nações Unidas e foi proibida pelo presidente Barack Obama, tendo sido um método utilizado pelo menos em três prisioneiros, segundo um relatório do Senado dos Estados Unidos.

"Penso que a simulação de afogamento é uma pechincha em comparação com o que nos fazem sofrer", disse Donald Trump, dando como exemplo a decapitação de James Foley, o jornalista norte-americano executado pelo EI em agosto de 2014.

Na semana passada e após os atentados de Paris, Donald Trump afirmou que os norte-americanos "não podem permitir os refugiados" no país, especialmente vindos da Síria.

O candidato disse ainda que está na altura de começar a "monitorizar e a estudar mesquitas, porque está a haver muita conversa" nestes locais.

Lusa

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55
  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Condutores apanhados a mais de 200 em corridas ilegais na Ponte Vasco da Gama
    1:25
  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10
  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47