sicnot

Perfil

Mundo

Turquia vai informar NATO e ONU, um piloto capturado por rebeldes sírios

O primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, anunciou hoje que vai comunicar à NATO e à ONU ter abatido um caça-bombardeiro russo na fronteira com a Síria. A Rússia diz que para já é prematuro falar num "agravamento das relações russo-turcas".

© Osman Orsal / Reuters

"Um avião 'Su-24' russo foi abatido (...) porque violou o espaço aéreo turco, apesar dos avisos", disse a presidência turca, citada pela agência noticiosa francesa AFP.

O ministério da Defesa russo indicou que o caça Suhkoi "manteve-se sempre e exclusivamente em espaço aéreo sírio", o qual nunca deixou.

Um dos dois pilotos russos foi capturado por rebeldes sírios, noticiou a cadeia de televisão turca CNN-Turk.

O piloto foi capturado por rebeldes sírios turcomenos que combatem o regime de Bashar al-Assad nas montanhas próximas da fronteira da Turquia, junto à província de Hatay, no sul do país, acrescentou a mesma fonte.

  • Avião militar russo abatido pela Turquia
    0:43

    Mundo

    Um avião militar russo foi abatido pela força aérea turca na fronteira com a Síria. A informação é confirmada por fonte militar de Ancara que justifica o ato com a violação do espaço aéreo turco levada a cabo pelo aparelho.

  • Turquia acusa Rússia de violar espaço aéreo

    Mundo

    Fonte militar de Ancara, capital da Turquia, confirma ter abatido um avião que sobrevoava ilegalmente o espaço aéreo turco. Garante ainda que o aparelho não respeitou os repetidos avisos emitidos pelas autoridadades turcas.

  • Caixa multibanco assaltada em Portugal a cada dois dias
    2:43

    País

    O semanário Expresso conta que a mulher que morreu vítima de um disparo de agentes da PSP foi atingida pelas costas. O caso está a ser investigado pela PJ, que procura encaixar as peças da noite que acabou com uma morte inocente mas que começou com uma perseguição a um grupo de assaltantes de um multibanco. Assaltos que são cada vez mais comuns e que preocupam o Governo. A cada dois dias, uma caixa é assaltada.

  • Metro de Lisboa vai reduzir consumo de água

    País

    O Metro de Lisboa colocou em prática um programa para reduzir o consumo de água devido à situação de seca em Portugal, respondendo assim ao apelo do Ministério do Ambiente, segundo um comunicado divulgado este sábado.