sicnot

Perfil

Mundo

Impressão em 3D recria sistema vascular e salva paciente

Em Nova Iorque, um grupo de médicos decidiu imprimir em 3D o sistema vascular cerebral de uma paciente com um aneurisma. Objetivo: praticar antes da cirurgia, que se adivinhava arriscada, e diminuir os riscos.

Theresa Flint a paciente que tinha o aneurisma pega no molde 3D que permitiu os médicos praticar a intervenção cirúrgica ao seu cérebro

Theresa Flint a paciente que tinha o aneurisma pega no molde 3D que permitiu os médicos praticar a intervenção cirúrgica ao seu cérebro

Conta a BBC que uma nova-iorquina, a quem foi diagnosticado um aneurisma no cérebro, precisava rapidamente de uma intervenção cirúrgica.

O procedimento normal seria implantar uma espécie de rede metálica para reforçar a parede da artéria.

O problema é que a abordagem poderia ser fatal para a paciente. A TC ou tomografia computadorizada revelou que a artéria em causa estava torcida e seria muito difícil conseguir aceder ao local danificado e implantar a prótese.

"Os humanos têm vários pontos em comum, mas a nossa árvore vascular é como as impressões digitais" disse Adnan Siddiqui, diretor do Instituto Jacobs em Buffalo, Nova Iorque, onde se encontrava a doente.

Foi então que decidiu, com a ajuda de um especialista em impressões 3D, fazer uma réplica, em menos de 24 horas, do "mapa vascular" do cérebro da paciente.

Com as imagens das tomografias imprimiram a réplica em tamanho real com foto polímero flexível que imita não só a aparência do tecido humano como também a estrutura vascular.

Antes da operação testaram a melhor forma de chegar ao tecido danificado e conseguiram ainda determinar os materiais que deviam usar na cirurgia dada a anatomia da paciente.

A cirurgia que, em circunstâncias normais duraria 3 a 4 horas, foi feita em apenas 45 minutos. Foi um sucesso e salvou a paciente.

Este procedimento além de permitir que os cirurgiões pratiquem cirurgias arriscadas, pode ajudar médicos em formação.

  • "De hoje em diante, só a América virá em primeiro lugar"
    3:20
  • As primeiras decisões do Presidente Trump
    1:39

    Mundo

    As primeiras decisões da era Trump não tardaram. O 45.º Presidente dos Estados Unidos da América já avançou com algumas medidas, entre elas, a confirmação dos nomes que vão compor a nova administração e a criação do Dia do Patriotismo.

  • Celebridades protestam contra Trump
    3:00

    Mundo

    Tem sido assim desde a campanha e continua. Grande parte da comunidade de artistas não está nada contente com o Presidente eleito. Vários artistas aproveitaram o dia da tomada de posse para se reunirem em Nova Iorque e protestarem contra Donald Trump.

  • Cantora brasileira conhecida pela "Lambada" terá sido assassinada
    1:25

    Mundo

    Terá sido assassinada a cantora brasileira conhecida em Portugal pela "lambada", um ritmo que marcou o fim dos anos 90. Foi encontrada carbonizada dentro do próprio carro depois de assaltada em casa. Três suspeitos suspeitos do homicídio da cantora Loalwa Braz foram já detidos.