sicnot

Perfil

Mundo

Impressão em 3D recria sistema vascular e salva paciente

Em Nova Iorque, um grupo de médicos decidiu imprimir em 3D o sistema vascular cerebral de uma paciente com um aneurisma. Objetivo: praticar antes da cirurgia, que se adivinhava arriscada, e diminuir os riscos.

Theresa Flint a paciente que tinha o aneurisma pega no molde 3D que permitiu os médicos praticar a intervenção cirúrgica ao seu cérebro

Theresa Flint a paciente que tinha o aneurisma pega no molde 3D que permitiu os médicos praticar a intervenção cirúrgica ao seu cérebro

Conta a BBC que uma nova-iorquina, a quem foi diagnosticado um aneurisma no cérebro, precisava rapidamente de uma intervenção cirúrgica.

O procedimento normal seria implantar uma espécie de rede metálica para reforçar a parede da artéria.

O problema é que a abordagem poderia ser fatal para a paciente. A TC ou tomografia computadorizada revelou que a artéria em causa estava torcida e seria muito difícil conseguir aceder ao local danificado e implantar a prótese.

"Os humanos têm vários pontos em comum, mas a nossa árvore vascular é como as impressões digitais" disse Adnan Siddiqui, diretor do Instituto Jacobs em Buffalo, Nova Iorque, onde se encontrava a doente.

Foi então que decidiu, com a ajuda de um especialista em impressões 3D, fazer uma réplica, em menos de 24 horas, do "mapa vascular" do cérebro da paciente.

Com as imagens das tomografias imprimiram a réplica em tamanho real com foto polímero flexível que imita não só a aparência do tecido humano como também a estrutura vascular.

Antes da operação testaram a melhor forma de chegar ao tecido danificado e conseguiram ainda determinar os materiais que deviam usar na cirurgia dada a anatomia da paciente.

A cirurgia que, em circunstâncias normais duraria 3 a 4 horas, foi feita em apenas 45 minutos. Foi um sucesso e salvou a paciente.

Este procedimento além de permitir que os cirurgiões pratiquem cirurgias arriscadas, pode ajudar médicos em formação.

  • Proteção Civil desmobiliza meios em Setúbal

    País

    A Proteção Civil vai começar a desmobilizar, hoje à tarde, meios de combate ao incêndio que deflagrou na terça-feira em Setúbal e que já está em fase de rescaldo, disse à agência Lusa o vereador da Proteção Civil Municipal.

  • Marcelo lembra ditadura para deixar elogios à liberdade de imprensa e separação de poderes
    0:29
  • Portugal condenado por decisão "discriminatória e preconceituosa"
    1:19

    País

    Portugal voltou a ser condenado pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, desta vez por causa de uma decisão discriminatória e preconceituosa. Trata-se do caso da mulher a quem o Supremo Tribunal Administrativo baixou o valor de uma indemnização por negligência médica. Entre os vários argumentos usados, os juízes portugueses consideraram que a sexualidade é menos importante quando se tem 50 anos e dois filhos.

  • "Lancei um tema que os portugueses há muito queriam discutir"
    11:26

    País

    O candidato do PSD à Câmara Municipal de Loures, André Ventura, foi entrevistado esta terça-feira na Edição da Noite da SIC Notícias. Em análise, a polémica em torno das declarações do candidato sobre a comunidade cigana.

    Entrevista SIC Notícias

  • Rajoy nega conhecimento de financiamentos ilegais no PP

    Mundo

    O primeiro-ministro espanhol negou hoje ter conhecimento de um esquema ilegal de financiamento, que envolve vários responsáveis do Partido Popular (PP, direita), que lidera. Durante uma audição no tribunal, Mariano Rajoy garantiu ainda que não aceitou nenhum pagamento ilícito.