sicnot

Perfil

Mundo

Rússia tem armazenada mais de metade do total de minas terrestres em todo o mundo

A Rússia tem armazenado mais de metade do total de minas terrestres existentes no mundo, ao concentrar 26,6 milhões de artefactos explosivos antipessoal e anticarro, indica hoje um relatório internacional.

© Yiannis Kourtoglou / Reuters

No "Landmine Report 2015", organizado desde 1999 pela Campanha Internacional para a Eliminação de Minas (ICBL, na sigla em inglês), o total estimado de minas armazenadas em todo o mundo é de 45 milhões, com Paquistão (seis milhões, estimativas), Índia (quatro a cinco milhões, estimativas), China (menos de cinco milhões) e Estados Unidos (três milhões) a completarem o "top 5" da lista.

Os cinco países não fazem parte dos 162 que assinaram, em 1997, a Convenção sobre a Proibição de Uso, Armazenamento, Produção e Transferência de Minas Antipessoal e sobre a Eliminação, e encabeçam uma lista que engloba juntam-se, mais 26 Estados.

Trata-se da Arábia Saudita, Arménia, Azerbaijão, Bahrein, Birmânia, Cazaquistão, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Cuba, Emiratos Árabes Unidos, Egito, Geórgia, Irão, Israel, Laos, Líbano, Líbia, Marrocos, Mongólia, Nepal, Quirguistão, Singapura, Síria, Sri Lanka, Uzbequistão e Vietname.

Lusa

  • CGTP espera milhares na 1ª manifestação nacional do ano
    1:49

    País

    A CGTP-IN conta ter "dezenas de milhares de trabalhadores" de todo o país e setores de atividade na primeira manifestação nacional do ano, marcada para esta tarde, em Lisboa, em defesa da valorização do trabalho e dos trabalhadores.Estão previstas centenas de autocarros e quatro comboios especiais, um de Braga e três do Porto, para transportar os manifestantes para a capital.De Coimbra saíram 13 autocarros, com cerca de 700 trabalhadores, de setores diferentes para exigir ao governo reposição de direitos perdidos.

  • A semana em revista

    Mundo

    Com a semana a chegar ao fim, a SIC Notícias apresenta-lhe, num único artigo, os destaques que marcaram a atualidade nos últimos dias. Um espaço onde pode ficar a saber, ou simplesmente recordar, os temas que marcaram a semana noticiosa.

    André de Jesus

  • Registadas mais de 500 queimadas em 12 horas

    País

    A Proteção Civil registou esta sexta-feira, no distrito de Viana do Castelo, entre as 06:00 e as 18:00, 515 queimadas, mais cerca de uma centena das contabilizadas na quinta-feira, sendo que três terão dado origem a incêndios florestais.