sicnot

Perfil

Mundo

Governo italiano quer acabar com mesquistas ilegais no país

O Governo italiano pretende fechar as mesquitas clandestinas no país no âmbito da luta contra o terrorismo, anunciou hoje o ministro do Interior, Angelino Alfano.

© Tony Gentile / Reuters

"Em Itália, temos quatro mesquitas e mais de 800 lugares de culto muçulmano", disse o ministro.

"Vamos fechar os lugares clandestinos e não regulamentados, não para dificultar a prática da região, mas para que possa ser praticada em lugares que estão em ordem", acrescentou o ministro.

O ministro italiano falava num encontro realizado na cidade de Lecce, no sul, sobre os riscos do terrorismo e as chamadas "garagens do Islão", locais não registados de culto, onde muitos dos milhões de muçulmanos que vivem em Itália vão rezar.

As "garagens" foram criadas na sequência de tentativas frustradas pelos canais apropriados para estabelecer uma mesquita.

A Itália e, em particular, Roma são frequentemente apontados como alvos na propaganda do grupo extremista Estados Islâmico.

Lusa

  • Younes Abouyaaqoub, o homem mais procurado de Espanha
    1:53
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Costa desafia PSD para pacto depois das autárquicas
    1:14
  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22