sicnot

Perfil

Mundo

Governo italiano quer acabar com mesquistas ilegais no país

O Governo italiano pretende fechar as mesquitas clandestinas no país no âmbito da luta contra o terrorismo, anunciou hoje o ministro do Interior, Angelino Alfano.

© Tony Gentile / Reuters

"Em Itália, temos quatro mesquitas e mais de 800 lugares de culto muçulmano", disse o ministro.

"Vamos fechar os lugares clandestinos e não regulamentados, não para dificultar a prática da região, mas para que possa ser praticada em lugares que estão em ordem", acrescentou o ministro.

O ministro italiano falava num encontro realizado na cidade de Lecce, no sul, sobre os riscos do terrorismo e as chamadas "garagens do Islão", locais não registados de culto, onde muitos dos milhões de muçulmanos que vivem em Itália vão rezar.

As "garagens" foram criadas na sequência de tentativas frustradas pelos canais apropriados para estabelecer uma mesquita.

A Itália e, em particular, Roma são frequentemente apontados como alvos na propaganda do grupo extremista Estados Islâmico.

Lusa

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    A capital da Itália foi esta manhã sacudida por três sismos em apenas uma hora, de entre 5,3 e 5,7 na escala de Richter, não havendo até ao momento registo de vítimas.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".