sicnot

Perfil

Mundo

Governo italiano quer acabar com mesquistas ilegais no país

O Governo italiano pretende fechar as mesquitas clandestinas no país no âmbito da luta contra o terrorismo, anunciou hoje o ministro do Interior, Angelino Alfano.

© Tony Gentile / Reuters

"Em Itália, temos quatro mesquitas e mais de 800 lugares de culto muçulmano", disse o ministro.

"Vamos fechar os lugares clandestinos e não regulamentados, não para dificultar a prática da região, mas para que possa ser praticada em lugares que estão em ordem", acrescentou o ministro.

O ministro italiano falava num encontro realizado na cidade de Lecce, no sul, sobre os riscos do terrorismo e as chamadas "garagens do Islão", locais não registados de culto, onde muitos dos milhões de muçulmanos que vivem em Itália vão rezar.

As "garagens" foram criadas na sequência de tentativas frustradas pelos canais apropriados para estabelecer uma mesquita.

A Itália e, em particular, Roma são frequentemente apontados como alvos na propaganda do grupo extremista Estados Islâmico.

Lusa

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

  • Monumentos de 7 mil cidades às escuras por 1 hora
    2:51
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.