sicnot

Perfil

Mundo

Presidente venezuelano alega que assassínio de opositor foi feito por encomenda

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, considerou hoje que o assassínio do secretário do partido da oposição Ação Democrática, Luis Manuel Díaz, é um caso de morte por encomenda, para perturbar as eleições legislativas previstas para 06 de dezembro.

(arquivo)

(arquivo)

© Carlos Garcia Rawlins / Reute

"O ministro do Interior (Gustavo González López) já tem elementos que apontam para uma morte encomendada, ajuste de contas entre grupos criminosos", disse o Presidente.

Nicolás Maduro falava no Estado venezuelano de Portuguesa (480 quilómetros a sudoeste de Caracas), durante um encontro com camponeses e pescadores, que foi transmitido pelo canal estatal Venezuelana de Televisão (VTV).

O presidente da Venezuela enviou condolências aos familiares do falecido e anunciou que vai convocar uma conferência de imprensa para revelar o que diz ser a verdade sobre o crime.

Segundo Nicolás Maduro, o país "está a ser submetido a um processo de assédio imperialista, desde os Estados Unidos e seus aliados da direita internacional, apostando numa falência da Venezuela para pôr as mãos no poder político e nas riquezas".

Insistiu, por outro lado, que a oposição "deve apresentar provas" ao Ministério Público sobre as denúncias que faz, em que responsabiliza alegados simpatizantes do regime pelo crime.

Na noite de quarta-feira, Luis Manuel Díaz, secretário do partido Ação Democrática, foi morto a tiro durante um comício organizado pela coligação da oposição Mesa de Unidade Democrática, em Altagracia de Orituco (160 quilómetros a sudeste de Caracas).

As primeiras versões, não oficiais, dão conta que estava em cima de um palco e teria sido atingido por um tiro disparado a partir de uma viatura em movimento, no entanto, outras fontes indicam que um cidadão teria disparado contra um transformador elétrico e que após isso o dirigente opositor caiu no chão.

A oposição responsabilizou o Governo venezuelano pelos ataques, enquanto porta-vozes do Partido Socialista Unido da Venezuela, no poder, prometem levar os responsáveis perante a justiça e acusam a oposição de procurar gerar situações de violência para perturbar as eleições.

Cerca de 19,5 milhões de venezuelanos estão recenseados para votar nas eleições de 06 de dezembro, num escrutínio em que vão ser renovados os 167 lugares que compõem o parlamento venezuelano, incluindo três representantes indígenas.

Lusa

  • Trump eleito personalidade do ano pela revista Time

    Mundo

    O Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi eleito personalidade do ano pla revista Time. O título é atribuído pela publicação norte-americana há quase 90 anos para distinguir a figura que marcou o ano.

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • Com este vamos arrancar-lhe uma lagriminha!

    Mundo

    Nesta redação, não se vive só de notícias. Também gostamos de nos emocionar com o mundo virtual. Imbuídos pela quadra natalícia, decidimos partilhar este vídeo polaco consigo. O que é preciso para o emocionar? Um tema com uma mensagem simples e que nos faça lembrar que somos todos feitos de carne e osso. Um toque de humor. Um sentimento sazonal, mas nunca em excesso. Um cão [é preciso haver sempre um cão]. Um enredo e algum suspense que nos prenda ao écran. Algo que nos faça engolir em seco. Foi isto que fez um site de vendas online com um anúncio com o título: "Inglês para principiantes". Então? Atingimos o nosso objetivo? Com ou sem lágrima?

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.