sicnot

Perfil

Mundo

Interpol emite mandado de prisão contra eurodeputado francês

A Interpol emitiu mandados de prisão contra três cidadãos franceses, incluindo um membro de extrema-direita do Parlamento Europeu, acusados de ajudar a fugir dois pilotos condenados por tráfico de droga na República Dominicana.

Os procuradores da República Dominicana pediram à Interpol para emitir mandados de prisão contra Aymeric Chauprade, membro da Frente Nacional e eurodeputado. (Arquivo)

Os procuradores da República Dominicana pediram à Interpol para emitir mandados de prisão contra Aymeric Chauprade, membro da Frente Nacional e eurodeputado. (Arquivo)

© Vincent Kessler / Reuters

O trio é acusado de ajudar a organizar a fuga dos dois pilotos em outubro, depois de terem sido condenados num caso de tráfico de droga, que ficou conhecido como "Air Cocaine".

Os procuradores da República Dominicana pediram à Interpol para emitir mandados de prisão contra Aymeric Chauprade, membro da Frente Nacional e eurodeputado, Christopher Naudin, criminologista e especialista em segurança aérea, e Pierre Malinowski, assistente parlamentar de Jean-Marie Le Pen em Estrarburgo.

"Os franceses são acusados de violar a lei" no contrabando de migrantes e tráfico de pessoas, disseram sexta-feira os procuradores dominicanos.

Os pilotos foram condenados a 20 anos de prisão por causa de um carregamento de 680 quilogramas de cocaína, mas sempre negaram conhecer a existência de droga a bordo.

A França já sugeriu que os pilotos não vão ser extraditados.

Lusa

  • A morte das sondagens foi ligeiramente exagerada

    Um atentado sem efeitos eleitorais, sondagens que acertaram em praticamente tudo, inexistência do chamado eleitorado envergonhado. E um candidato que se situa no centro político com fortíssimas hipóteses de vencer a segunda volta. As presidenciais francesas tiveram uma chuva de acontecimentos anormais, mas acabam por ser um choque de normalidade. Pelo menos até agora...

    Ricardo Costa

  • "O FC Porto não merece ser campeão"
    2:23
    Play-Off

    Play-Off

    DOMINGO 22:00

    O empate do FC Porto com o Feirense foi o principal assunto do Play-Off da SIC Notícias, este domingo. Rodolfo Reis mostrou-se insatisfeito com a atitude dos jogadores do FC Porto.

  • Incêndio em Alfragide deixa 12 pessoas desalojadas
    1:59

    País

    Um incêndio destruiu este domingo a cobertura de um prédio de habitação em Alfragide, no concelho da Amadora. Doze pessoas ficaram desalojadas, mas ninguém ficou ferido. Os bombeiros dominaram o fogo em cerca de uma hora, os moradores queixam-se da falta de eficácia no combate às chamas.

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa