sicnot

Perfil

Mundo

Rei da Arábia Saudita estuda perdão a "blooger" vencedor do Prémio Sahkarov

Um recurso para que o Rei da Arábia Saudita possa emitir um perdão presidencial ao 'blogger' Raif Badawi, cuja dura sentença gerou uma onda de solidariedade internacional, foi já entregue, disse hoje um diplomata suíço.

© Faisal Nasser / Reuters

"O procedimento para o perdão está em curso junto do chefe de Estado, que é o Rei Salman, disse o secretário de estado do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Suíça, Yves Rossier, em declarações ao jornal suíço La Liberté, citado pela AFP.

Raif Badawi foi condenado em janeiro de 2012 por crimes cibernéticos a 1000 chibatadas, tendo recebido as primeiras 50 logo em janeiro, mas desde então, no seguimento da pressão internacional, não recebeu mais.

No Parlamento Europeu, Raif Badawi, de 31 anos, foi agraciado com o Prémio Sakharov no mês passado, e na semana passada os diplomatas suíços levantaram o tema junto das autoridades da Arábia Saudita.

A Comissão Europeia salientou a importância que a União Europeia (UE) dá à liberdade de expressão, felicitando a atribuição, pelo Parlamento Europeu, do Prémio Sakharov ao bloguer saudita Raif Badawi.

"A escolha de Badawi sublinha a importância dada pela UE à promoção do debate político e social e o apoio à liberdade de expressão em todo o mundo", disse o porta-voz do executivo comunitário, Margaritis Schinas, na conferência de imprensa diária.

Raif Badawi foi condenado a 10 anos de prisão, a mil chibatadas e a uma multa pesada por ter criado um website para o debate social e político, "Free Saudi Liberals", considerado ofensivo para o Islão.

O ativista está atualmente a cumprir a pena na Arábia Saudita.

Lusa

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Portugueses passam mais de oito horas por semana ao volante
    0:59

    País

    Os portugueses gastam, em média, oito horas em deslocações durante a semana. Um estudo do Observatório Europeu da Mobilidade, divulgado hoje, diz ainda que a grande maioria prefere o automóvel como meio de transporte. Entre os países europeus, Portugal é líder na utilização do carro para deslocação para o trabalho.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • PCP abre debate quizenal com assuntos laborais e sociais

    País

    Um dia depois da sessão solene do 25 de Abril, os deputados regressam hoje ao parlamento para mais um debate quinzenal com o primeiro-ministro, que será seguido por uma discussão sobre o Conselho Europeu extraordinário de sábado. Acompanhe aqui em direto às 15h00 e Minuto a Minuto.

  • Portugal subiu cinco lugares no Ranking da Liberdade de Imprensa
    1:42

    País

    Portugal está agora na 18 ª posição em 180 países no relatório deste ano dos Repórteres Sem Fronteiras. Esta associação revela que a imprensa portuguesa foi condenada 21 vezes por violação de liberdade de expressão e por difamação pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.