sicnot

Perfil

Mundo

Brasil com recessão de 4,5% no terceiro trimestre

A economia do Brasil regrediu 4,5 por cento no terceiro trimestre face ao mesmo período do ano passado, encolhendo 1,7% quando comparado com os três meses anteriores e registando a maior queda desde os anos 90.

(arquivo)

(arquivo)

© Nacho Doce / Reuters

De acordo com o Instituto Brasileiro da Geografia e Estatísticas, o Produto Interno Bruto do Brasil desceu 1,7% entre julho e setembro, face aos três meses anteriores, e 4,5% face ao terceiro trimestre do ano passado, sendo o pior resultado desde que o os dados são contabilizados de forma moderna.

Os economistas esperavam já uma redução, mas apenas de 1,3%, confirmando a recessão que o Brasil enfrenta desde o início do ano, e com as previsões dos analistas a apontarem para uma manutenção no próximo ano.

O Brasil é uma das economias emergentes que tem vindo a abrandar o crescimento, agora em terreno negativo, enfrentando também um aumento do desemprego e uma redução do consumo na crescente classe média.

O escândalo de corrupção que afeta a maior empresa do país, a Petrobras, espalhou-se para o campo político, diminuindo o capital político do Governo para lançar as reformas de que o país precisa para ultrapassar a crise económica em que está mergulhado.

Lusa

  • Passos Coelho pede desculpa aos portugueses
    3:35
  • Pyongyang compara Trump a Hitler

    Mundo

    A Coreia do Norte compara o Presidente norte-americano Donald Trump a Adolf Hitler. Pyongyang já acostumou o mundo à sua linguagem "colorida" quando critica os seus inimigos. Mas comparações com o responsável por mais de 60 milhões de mortes são muito raras.

  • Glifosato na lista de produtos cancerígenos na Califórnia

    Mundo

    O estado norte-americano da Califórnia, nos Estados unidos, pode vir a obrigar o fabricante do popular herbicida Roundup a comercializar o produto com um rótulo que informe os consumidores de que o produto é cancerígeno. O glifosato, princípio ativo do herbicida Roundup fabricado pela Monsanto, consta de uma lista que vai ser divulgada na Califórnia, a 7 de julho, de produtos químicos potencialmente cancerígenos.