sicnot

Perfil

Mundo

Falha mecânica causou acidente mortal do voo da AirAsia em 2014

Uma falha mecânica foi a causa principal do acidente mortal do Airbus 320-200 da AirAsia, o voo QZ8501, que em 28 de dezembro de 2014 se despenhou nas águas da ilha do Bornéu com 162 pessoas a bordo, anunciaram hoje as autoridades indonésias.

© POOL New / Reuters

Os repetidos erros no computador do avião, causados por uma falha mecânica, levaram o piloto a perder controlo do aparelho, indicou o Comité Nacional de Segurança de Transportes da Indonésia, numa conferência de imprensa em Jacarta, segundo o Channel NewsAsia.

O relatório final apresentado hoje estabelece que o computador de bordo falhou quatro vezes antes de a aeronave entrar "num estado de bloqueio prolongado, além da capacidade de recuperação da tripulação".

O voo QZ8501 da AirAsia partiu de Surabaia, na ilha de Java, na madrugada de 28 de dezembro de 2014, com 162 pessoas a bordo e tinha aterragem prevista em Singapura, uma hora mais tarde.

O avião voava a uma altura estável e dentro dos limites de peso e equilíbrio, quando o piloto solicitou autorização à torre de controlo para subir de 32.000 para 38.000 pés, de modo a evitar uma tempestade com que se tinha cruzado.

A torre de controlo deu autorização mas o avião virou à esquerda, subiu até aos 37.400 pés em 30 segundos e imediatamente desceu para os 32.000 novamente em 30 segundos, antes de começar a cair em direção ao mar.

Lusa

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura durante a noite. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vitima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.