sicnot

Perfil

Mundo

Fundamentalismo é "doença de todas as religiões", alerta Papa

O Papa Francisco disse, na segunda-feira, que o fundamentalismo é "uma doença de todas as religiões", incluindo da Igreja Católica Romana, ao regressar de viagens por três países africanos.

Reuters

"O fundamentalismo é sempre uma tragédia. Não é religioso, carece de Deus, é idólatra", disse o pontífice argentino, durante o voo de regresso da República Centro Africana.

O líder dos 1,2 mil milhões de católicos apelou a cristãos e muçulmanos, "irmãos e irmãs", para porem fim ao conflito que tem destruído o país.

Francisco foi recebido por milhares de pessoas quando visitou uma mesquita no bairro muçulmano PK5 na capital, Bangui, considerada a parte mais perigosa da sua visita ao país.

Durante de regresso a Roma, o papa disse que o Islão não é a única religião a sofrer com extremistas violentos, como os responsáveis pelos ataques de 13 de novembro em Paris, reivindicados pelo grupo Estado Islâmico.

"Nós, católicos, temos alguns, até muitos, fundamentalistas. Acreditam que sabem a verdade absoluta e corrompem os outros. Posso dizer isto porque esta é a minha Igreja", afirmou.

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.